31

Mancha mongólica


Vocês já ouviram falar em mancha mongólica? A Emilly nasceu com uma quase igual a dessa imagem, mas eu não sabia o nome, descobri por acaso nesse site que coloquei o link no final, o Pediatria Brasil. Achei o texto interessante e tirei minhas duvidas! Confiram?



MANCHINHAS ARROXEADAS

A mancha mongólica é uma mácula de coloração azul-acinzentada, tonalidade variável e bordas irregulares, relativamente frequente em recém-nascidos.

Localizada geralmente nas costas ou nádegas, pode aparecer também em coxas e ombros, embora com menor frequência.

Na crença popular de muitas culturas orientais diz-se que a mancha aparecia porque a alma não queria encarnar nesse bebê e por isso espíritos superiores davam-lhe um pontapé ficando assim a marca.





NÃO É UM PROBLEMA DE SAÚDE
Apenas 10% dos recém-nascidos caucasianos (raça branca) apresenta a mancha mongólica, mas aparece em cerca de 80% dos recém-nascidos de raça negra e mongólica. Daí o nome. Não há relação com a Síndrome de Down.

Muitos se preocupam com esta mancha chegando a pensar que está relacionado com algum trauma sofrido durante o parto, mas não há nenhuma relação, nem qualquer tratamento a fazer.

A mancha mongólica tende a desaparecer nos primeiros anos de vida, podendo demorar mais algum tempo quando são mais que uma e não são nem nas nádegas, nem nas costas.


Essa aqui me deixaria preocupada,!

Imagens: Google imagens
Comentários
31 Comentários

31 comentários:

Genislene Borges disse...

Eu não conhecia.
Legal ter compartilhado.
Bjus

Julia Costa disse...

Oi, Aline. Interessante o texto! O Lucas nasceu com uma mancha parecidíssima no bumbum! Eu até achava que era porque ele ficava muito tempo deitado, como todo recém-nascido. hahaha Mas a médica dele tirou minha dúvida logo na primeira consulta, disse que era por causa da mistura de raças, nada demais! ;) E que ia sumir com o tempo. E realmente está sumindo... só tem um resquício agora. rs Beijos para vcs!!!

http://www.lulueeu.blogspot.com

Carol Damasceno disse...

nunca tinha ouvido falar, mas me assustaria se acontecesse.. Nada como o conhecimento... :)

Beijos
Carol

Aline disse...

Aline,o yohann tbm tem,igual a primeira figura,hj em dia está mais fraca..logo some...perguntei pro pediatra,ele disse q era por conta das descendência,poderia ser negra ou índio,no nosso caso tem índio na familia,o cabelinho do meu guri não nega..hihih

Outra coisa q ele nasceu nas nádegas,foi um furinho entre o cócci e o ânus..descobri com um pediatra q se chama,cisto pilonidal,é genético,meu marido tem,e nem ele sabia..kkkk

descobrimos pq eu fui olhar...pode vir a dar problemas ou não.

Bjs..
P.s:a última figura tbm me assustaria!

Meriene Zamprogno disse...

O liam não nasceu com nenhuma manchinha dessas, mas ja vi babys que nasceram com as costas e bumbum cheios delas, sempre achei que fosse a posição deles na barriga que deixava "hematomas" ou algo assim =O muito interessante!

Luisa Tiedt disse...

Eu conheço, minha sobrinha tem uma das costas para as nádegas, nunca saiu, e ela já tem 13 anos, mas o dermatologista falou que não tem problemas...

Beijos querida

Anônimo disse...

Nossaa... a última me assustou!
:O

E o Miguel também nasceu com essa mancha mongólica! Perto do bumbum também! É pequena e eu sabia por causa do curso que fiz, mas o pediatra sempre disse pra eu ficar despreocupada etc!!!
Depois some! \o/

beijo!!!

Juliana Reis disse...

Olha, não conhecia não. Legal você ter compartilhado.
Beijos,
Ju

Ingrid Faria disse...

Vivendo e aprendendo! Eu também não conhecia.
A última foto também me assustaria!!

Beijos

Unknown disse...

Nossa amiga, eu nao conhecìa essa tal de mancha.
Graças a Deus q conhecemos esse mundo digital, blogosfera materna, e acabamos aprendendo bastante neh?
obrigada por compartilhar querida.
bjus.

Mamãe Roberta Soares disse...

O Matheus tem nas costas mas eu não sabia o nome.
Adorei seu blog e estou te seguindo, me segue de volta? Bjs.
http://matheusmeucoracao.blogspot.com.br/

Mamãe do Enzo disse...

Que bom saber, o Enzo tem uma muitoooooooo pequena no ombro e nenhum pediatra soube dizer o por que e o que era aquilo hahauhau adorei bjs

Aline Motta disse...

Obrigada Genis!
bjos!

Aline Motta disse...

A Emily ainda tem!!
Mas acho que vai sumir tb!!
Beijos!!

Aline Motta disse...

Eu tb não conhecia, ó depois que ela nasceu que descobri!
Beijos!!

Aline Motta disse...

A Emilly tem esse furinho, vou perguntar para o pediatra!
Beijos!!

Aline Motta disse...

Obrigada!! Eu realmente não sabia o que era!!

Aline Motta disse...

Então não sumiu??
Beijos!!

Aline Motta disse...

Beijos querida!!

Aline Motta disse...

Obrigada!
Beijos!!

Aline Motta disse...

Essa ultima me preocuparia tb!!
Beijos!!

Aline Motta disse...

Aprendo sempre e por aqui também!!
Beijos!!

Aline Motta disse...

Ja te sigo!!
Beijos!!

Aline Motta disse...

Legal!! Agora descobrimos rsrsr!!
Beijos!!

Unknown disse...

legal tirei todas minhas duvidas, minha pequena tem essas manchas nas costas e no bumbum deve ser porque eu sou branquelo e minha mulher é negra deve ser misturas de raças ,estou mais aliviado , muito obrigado ,

Unknown disse...

olá muito obrigado estou mais aliviado com essas informações ! sou branco e minha mulher é negra deve ser algumas misturas de raças por isso essas manchas ...............

Anônimo disse...

Olá a todos, A história da mancha de minha filha. Ela nasceu sem nenhuma mancha, passou alguns dias percebi um pontinho preto com um cinza na volta bem no início do bumbum, assim como na primeira imagem, só que um pouco mais forte; deu a maior briga em casa; kkkkkkk; pois pensei que meu marido tinha deixado a bebê cair de alguma maneira ou que alguém no hospital havia dado alguma injeção, parecia um hematoma, de qualquer jeito fiquei uma fera, como a mancha não sumia quando fomos a consulta de rotina perguntei a médica ela disse não dá bola é só uma manchinha de miscigenação ou mistura de raças; conversamos e eu disse pra ela que até meus bisavós e do meu marido não haviam negros nem índios, ela disse que poderiam ser misturas de muitíssimos anos atrás, super normal. Atualmente minha filha tem 3 anos e ainda não sumiu a marca, é uma linda mancha, se por acaso ela não gostar quando for adulta, faz uma tatuagem e pronto; kkkk . Um abraço a todos.

Anônimo disse...

Minha bebê tem essa mancha e na maternidade briguei com a minha obstetra chando que tinha sido algo no parto. Minha bebê está com 11 meses agora e a mancha ja esta mais clara e menor. Obrigada pela informação.

Anônimo disse...

Tenho 16 anos e até hoje ainda tenho essa mancha, ela é verde clara e pequena, agora que tive curiosidade de saber do que se trata..

Unknown disse...

Hoje que vi a bumbum de meu neto de seis meses pela primeira vez ao trocar a fralda e me assustei, pensei que alguém tinha batido nele ou que poderia ser algo pior como manchas quando criança tem câncer, e daí perguntei ao meu filho e ele disse que a médica falou que é por mistura de raças, nossa nunca eu tinha ouvido falar nisso, que coisa interessante, meu neto é ruivinho sendo que os pais não são, mas tem na família dos dois bem distantes ruivos é tenho na família tbm negros, como a genética é algo muito interessante né.

Vanessa disse...

Se chama mancha mongolica persistente. Tenho 27 anos e a minha é ainda do mesmo jeito de quando nasci