Muitas mulheres não sabem, mas as mamães desempregadas também podem receber o salário maternidade. Benefício pode ser pedido em até 36 meses após a demissão. Eu recebi.O salário-maternidade é um benefício destinado às mulheres por ocasião de parto ou adoção. Considera-se parto o nascimento ocorrido a partir da 23ª semana de gestação, inclusive em caso de natimorto.
Para a criança nascida ou adotada a partir de 14.06.2007 a mãe terá direito ao benefício, mesmo estando desempregada.
A condição para receber o auxílio para mãe desempregada é que as mães estejam
no chamado Período de Graça, aquele em que o trabalhador, embora não esteja recolhendo para a Previdência, está amparado pelo sistema e pode receber benefícios. Por exemplo, uma funcionária de uma empresa foi demitida há dois meses e agora fica grávida. Quando o bebê nascer, ela terá direito ao salário maternidade, mesmo que ainda esteja desempregada.
Esse foi meu caso, estava recebendo seguro desemprego quando descobri que estava grávida, estava cobrindo férias das funcionárias de um consultório odontológico onde havia trabalhado na época que fazia faculdade, fazendo um bico até arrumar um emprego fixo, ficamos preocupados, eu grávida e recém desempregada, ainda consegui trabalhar no consultório até os 5 meses de gestação, mas depois fiquei sem renda própria, dependendo do salário do meu marido que estava super insatisfeito com o emprego. Tive que gastar todas as minhas economias no pré-natal e no parto, foi quando meu esposo comentou com um cliente dele, que é advogado, nossa situação, e ele explicou que eu teria direito ao salário maternidade, e esse dinheirinho que recebi durante quatro meses me ajudou muito.
O benefício inclui 120 dias de auxílio pagos pela Previdência, que garante a renda para a mãe cuidar do filho nos primeiros meses de vida. Fiz esse post para informar mamães que como eu se viram gravidas e desempregadas, sem saber desse direito. Mas isso é aqui no Brasil, vocês mamães que moram em outros países, como tem muitas mamães estrangeiras que leem esse blog, devem se informar dos seus direitos por ai. Espero ter ajudado.
