18

Você sabe o que é olho preguiçoso?


Eu não sabia o que era ambliopia ou olho preguiçoso até conhecer a Cris e o blog dela Olho Preguiçoso, e através do blog dela nos tornamos amigas! E agora vou ser até titia virtual hehehe... A Cris veio aqui no blog contar a historia dela e alertar vocês sobre o olho preguiçoso, fiquem a historia dela, espero que alertem vocês para a importância de levar os pequenos no oftalmologista! Obrigado Cris por compartilhar sua experiencia conosco!  





em me casei e dois anos depois decidi engravidar. Parei com o uso do anticoncepcional e dois meses depois eu estava grávida (quer dizer nós grávidos!!!!) .

Feliz demais era a gravidez em que toda a família ficou muito ansiosa. Do meu lado, a espera de um menino (pois já tínhamos 3 lindas garotas), do lado do maridinho primeiro (a) neto (a).

E assim foi, até que uma noite de ultrassonografia marcada eu sonhei que seria um menino. Na hora do exame, a médica não preencheu sei lá o que e tudo foi desmarcado. Chorei igual uma condenada, pois teria que fazer todo um processo: retornar na médica marcar novamente o exame e pensa pra mãe ansiosa????

A gravidez estava muito tranquila tirando os enjoos...

Pronto, ajeitei tudo e finalmente tudo deu certo o grande dia chegou novamente. Pra ser sincera eu sempre dizia que eu não saberia ser mãe de menino, mas estando grávida eu não mais dizia isto (minha mãe e meu marido não acreditavam nas minhas palavras). Pra mim do fundo do coração tanto fazia. E resultado: MENINO!!!!!

No elevador meu marido mudo olhou pra mim e disse: você está feliz??? E eu, lógico que estou!!!! Na verdade todos queriam tanto um menino que parecia que eu já havia me acostumado com a ideia, RS.

Escolhemos O nome de Bruno.

Detalhe:

Mudei até de médica porque a que estava me acompanhando só ficava na clínica uma vez na semana. Segunda médica: engravidou comigo e depois de um mês me dispensou no bom sentido. A terceira, tudo de bom e me seguiu até o fim.

Continuou tudo tranquilo até o parto que foi muito tranquilo também.

Ser mãe foi pra mim tudo de bom. Feliz a cada dia, sou daquelas mães que leem, buscam, se preocupam demais e só notícias boas em relação ao meu filho. Sempre muito forte (tirando as alergias do tempo), maior do que o esperado e só crescendo. 

O tampão



Com 3 anos eu lembrava que ao fazer o teste do olhinho o medicou pedira pra voltar ao oftalmologista nesta idade, apenas por precaução. Mas como agente enrola e sempre pensa que com agente nada pode acontecer, comecei a notar que quando ele fixava muito o olhar, um olho tendia a entortar. Mas era muito pouco, coisa de mãe e pai mesmo pra ver.

Levamos ao médico e ele não estava achando nada e dizia que poderia ser impressão. Pediu pra nós voltáramos lá na outra semana pra analisar sem colírio o olhinho dele.

Resultado, neste dia o médico diagnosticou olho preguiçoso ou ambliopia.

Como assim, olho tem preguiça????

Tem sim, não nascemos enxergando nós aprendemos a enxergar e quando o cérebro não conecta os dois olhos, corre-se o risco de sobrecarregar um olho somente. Estimulando uma visão monocular ou invés de binocular.



Nosso mundo caiu!!!!!! Ficamos loucos e morrendo de dó do tratamento: tampão e óculos!!!! 

Grau mesmo, não era muito 1 e pouco, mas aquele tampão me matava!!!!!

Primeiramente colocamos nas mãos de Deus e Ele conduziu tudo.

Os óculos ele não estranhou, mas o tampão, chorou tanto a primeira vez. Pensa tampar o olho bom pra estimular o preguiçoso a trabalhar!!!!

Foi uma tristeza porque o tampão é muito feio também!!!

Então resolvi dar uma balançada nas coisas que aprendi neste tempo como usar tampões coloridos com desenhos, a forma certa de tirar pra não irritar a pele e resolvi fazer um blog a fim de ajudar outras mães a não passaram pelo que nós passamos, enfim trocar ideias. No meu blog falo de tudo e vira e mexe publico algo nos marcadores olhinhos a respeito da ambliopia.

Já li muito sobre o olho preguiçoso e sei que uma das suas consequências também é a perda da visão irreversível. Pode ser que o olho seja perfeitinho esteticamente, mas a pessoa perde a visão, trocando em miúdos, cego de um olho. Embora não pareça.

Outra forma de suas consequências,são um olhinho mais caído que o outro e dificuldade pra ver os efeitos 3D (muita irritação ao assistir e dor de cabeça),olho torto no futuro (isto pode desenvolver mais tarde a consequência).Indiretamente, as pessoas com um olho amblíope podem ter problemas no desempenho de determinadas profissões. Por exemplo, é difícil imaginar um cirurgião ou um piloto profissional com uma ambliopia... Daí a importância de verificar como está os olhinhos dos seus filhos antes dos 6 anos porque depois o tratamento já fica mais complicado. O olho da criança só fica prontinho ao 6 ou 7 anos, então antes disso podemos corrigir problemas de visão como o astigmatismo, hipermetropia. Ou seja, você pode curar o olho preguiçoso ou ambliopia e aumentar a visão do seu filho fazendo o tratamento correto. Implicará no aumento da visão pra toda vida!!!!! Hoje já estamos tratando a um ano e meses e a doutora felizmente já está querendo tirar o tampão porque no caso do Bruno o déficit foi pouco ou socorremos rápido não é mesmo? Ele usou o tampão somente 4 horas por dia.

Então mamães fiquem alerta, quando verem crianças com tampão saibam que é só um tratamento, não estão doentes, não precisam ser encarados como coitados, enfim tudo irá dar certo como casos que eu já vi e soube aqui na blogosfera e com conhecidos!!!!!!!!

Se tivermos um problema temos que enfrentar com muito amor e sabedoria!!!!!!! Amar pra nós aqui em casa é assim: fizemos disso uma brincadeira de piratas!!!!!!

Bruninho!


Mamães fiquem atentas! Obrigada pela dica Cris.
Beijos nossos!




Comentários
18 Comentários

18 comentários:

Aline disse...

Eu tive conhecimento sobre o olho preguiçoso através do blogue da cris tbm..hehe

Que bom cris q logo seu menino não precisará mais usar o tampão..feliz com a noticia,e q bom q vcs conseguiram diagnosticar cedo,~pai e mãe empenhados,estão de parabéns..pq sabemos de cada caso....asim que puder contarei a minha história aqui,ou melhor do marido!!

Beijos e fiquem com Deus!

Juliana Reis disse...

Aline, já conhecia de perto a história da Cris e do Bruno. Mas, achei muito legal a sua iniciativa.
Pela história da Cris, levei Dudu ao oftalmologista e, graças a Deus, a visão dele é perfeita! É muito importante levar para prevenir e ter um diagnóstico precoce.
Beijos

Dani Rabelo disse...

Já conhecia o blog da Cris e a história do Bruno, mas é sempre bom relembrar a dificuldade que pode ser o tratamento e que fazer os exames oculares é sempre bom! Na idade certa, com o médico certo!

Lindo relato!

Beijos!

Anônimo disse...

Adooro o blog da Cris, achei por acaso e me informei LÁ!
Desde criança já vi outros coleguinhas usando tampões, mas ninguém nunca explica, né? A gente não sabe!!!
Já até anotei na agenda aqui, quando o Miguel fizer 3 anos, irei levá-lo ao oftalmo!!!

Lindão o Brunoo! Um fofo!!!

parabéns pela postagem Cris!
Aline, parabéns também pelo espaço!!

Beijos as duas!!!

Unknown disse...

eu adoro o blog dela, parabéns viu cris!

Cristiane disse...

Olá queridas obrigada a Aline em primeiro pois é muito importe saber porque os pequenos usam tampão e dispor deste tema no blog dela é muito importante pra mim. E, obrigada a todas vocês que sempre estão lá e vira e mexe eu grito LEVEM SEUS FILHOS PRA CONSULTAR!!!! E vcs não se cansam de ler. O importante é ajudar!!! Cris

Ingrid Faria disse...

Adoro a Cris, rs. Eu também não sabia o que era olho preguiçoso, só fui descobrir com a Cris!!
É sempre bom aprender, né?

Beijos!

Mundo do Dani disse...

Eu amo a Cristiane mesmoo *-* uma fofaaa :D
Lindo relato deles...beijaooo

Genislene Borges disse...

Eu tb conheci sobre Olho preguiçoso com a Cris.
Bjus, Genis

Aline Motta disse...

Muito bom mesmo que o tratamento foi um sucesso! Eles merecem!
Vamos publicar sua historia aqui!! Obrigada por me enviar!
Beijos!!

Aline Motta disse...

Juliana depois do alerta da Cris, eu também levarei a Emilly!!
Obrigada!
Beijos!

Aline Motta disse...

A nossa intenção é alertar as mamães que ainda não conhecem, e claro relembrar as que já conhecem! Obrigada Dani!
Beijos!

Aline Motta disse...

Obrigada Brenda!!
Beijos!

Aline Motta disse...

Obrigada Fernanda!

Aline Motta disse...

Cris eu que tenho que te agradecer querida!!
Muito Obrigada!
Beijos!

Aline Motta disse...

E poder ajudar outras mamães também!!
Beijos!!

Aline Motta disse...

Eu também amooo rsrs!!!
Beijos!

Aline Motta disse...

Eu nunca havia ouvido falar!!
Descobri com ela!!
Beijos!!