6

O que um bebê de seis meses consegue fazer?


Com seis meses o bebê usa as mãos para descobrir o mundo. Quer pegar, alcançar, amassar, apertar. Bate com os objetos no chão e na beira da cama para fazer barulho e começa a se interessar realmente pelos seus brinquedos. Sua percepção já está evoluída a ponto de conseguir encontrar um objeto escondido se tiver uma parte visível.

Se o bebê estiver entretido com um brinquedo e alguém tentar tirá-lo de suas mãozinhas, terá dificuldades. Ele usa movimentos do corpo e aperta com mais força o objeto para não entregar. Esse é um claro sinal da inteligência do bebê.

Outro exemplo é quando estamos brincando com ele, falando e mostrando um objeto e paramos de repente. Logo o bebê começa a fazer sons e balançar os bracinhos pedindo mais.

Eles gostam de audiência. Quanto mais gente por perto rindo e se divertindo com as suas gracinhas, mais feliz o bebê está.

Ele fica bastante tempo entretido com seus brinquedos e, se estiver apoiado, consegue sentar. Mas os pais precisam ficar sempre atentos. Aos 6 meses os bebês são rápidos, jogam o corpo, rolam e os tombos podem acontecer a qualquer hora.

Seu equilíbrio e coordenação motora já estão bem evoluídos e ele é capaz de se virar para um lado, para o outro, para frente e para trás.

A linguagem continua se desenvolvendo e agora o bebê balbucia para os brinquedos, usa consoantes e vogais diversas, resmunga e gargareja. Também consegue usar tonalidades diferentes para demonstrar raiva, alegria, dúvida, desapontamento.

Nessa fase o bebê já distingue perfeitamente rostos familiares e estranhos. Seu comportamento social pode ser percebido no reconhecimento de pessoas da família.

Como estimular o bebê de seis meses?

O desenvolvimento mental está fortemente ligado aos estímulos que o bebê recebe. Por isso, é fundamental que os pais conversem e falem com o bebê, mesmo que ele não entenda o significado das palavras. Mostre as cores e diga os nomes, imite o barulho dos animais, cante musicas infantis, aponte as partes do corpo e diga os nomes.

A voz da mãe é muito importante para incentivar a fala do bebê. Aos 6 meses, ele tenta modular suas emissões vocais de acordo com o que ouve da mãe.

O contato com outras crianças, principalmente com irmãos mais velhos, é excelente, pois facilita tanto o desenvolvimento mental quanto o social. Ele aprende a dividir, se comunicar, respeitar, impor suas vontades.

Incentive-o a se arrastar para pegar os brinquedos. Coloque seu brinquedo preferido a alguns centímetros de onde ele está e faça movimentos, barulhos e chame o bebê. Essa etapa em que ele começa a se locomover para alcançar objetos é importante para o aprendizado do engatinhar.


Fonte: www.GUIAdoBEBE.com.br
Comentários
6 Comentários

6 comentários:

Ingrid Faria disse...

Ai que saudade de quando a Ingrid tinha 6 meses. Aproveita, curte, porque passa rápido, rs

Tem selinho para você lá no blog

Beijos

Eliane Vieira disse...

Delícia essa idade, hein??

Ah, me fala uma coisa, já que vc tomou Natele: o número 2 fica mais escuro quando se toma essa vitamina?? Tomei um susto no WC... rsrsrs

Beijos. Bom FDS!

Josiane Caetano disse...

O assunto que vc escreveu é o meu fator inspirador que vou postar na segunda -feira! Eu era a maior viciada no google na frase : "O que um bebê de....( colocar neste espaço o mês em que a Beatriz estava)pode fazer. Até que um dia uma das informações não bateu e nunca mais escrevi esta frase: ela fazia muito mal para uma mãe ansiosa como eu...rs
Bjs e Bom final se semana!

Juliana Reis disse...

Fase deliciosa, adoro essa fase, ou melhor todas!
Aproveite cada minuto!
Beijos

Mundo do Dani disse...

Olá querida, se o problema de vc não participar na brincadeira, é achar confuso, então pode falar comigo, no facebook ou no mail tá??
marta_kitty10@hotmail.com
Muitooos Beijinhos para vc !!

Aline Motta disse...

Lilia o tempo passa muito rapido né?
Amei o selinho, muito obrigada!!
Bjos!!


Lilica estou amado essa fase!
O natele deve ser por causa do sulfato ferroso, mas respondi lá no seu blog! Bjos!!


Josiane o desenvolvimento varia de bebe para bebe, mas nós mamães somos ansiosas, a Emilly está um pouquinho adiantada em quase tudo, mas os dentinhos ainda não apontaram, parece que muitos bebes nessa idade já os tem, mas estamos sem pressa, porque sei que ela vai sofrer rsrs! Mas é bom ficar comparando, eu gosto! Tento controlar a ansiedade.


Juliana estou amando essa fase!
Aproveito muito!
Bjos!!


Martinha vou falar com lá!!
E vou te add no msn!
Bjos!!