11

Alimentação do bebê, legumes, frutos e vegetais e as suas propriedades.


Foi nesse texto que li sobre o tomate do post anterior, acho que é útil para as mamães que assim como eu está começando a introduzir alimentos sólidos na alimentação dos bebês. A Emilly começou a comer frutinha com 5 meses e agora que vai fazer 6 vai começar a comer a papinha salgada! Eu amamentei exclusivo e livre demanda, e agora é tudo novo, uma nova fase. Eu fico cheia de duvidas, ainda bem que vamos ter uma consulta só para tirar essas duvidas. Segue o texto fiz pequenas modificações porque o Google traduziu a pagina e ficou cheia de erros, se estiver alguma coisa que não der pra entender me desculpem mas fiz o possível, no fim tem o link do site de onde ele foi tirado, aproveitem pra conhecer!



Abacate

Com suave consistência e sabor, a pêra abacate é uma das regalias que se pode saborear todo o ano, poderá dá-la ao seu filho a partir dos nove meses de idade. Deverá ter o cuidado de a transformar em papa, esmagando-a ou a partir dos 18 meses de idade poderá parti-la em pedaços e servir em salada de frutas. O abacate contém uma consideravel quantidade de gorduras e não contém colesterol dado que é um alimento de origem vegetal.


Abóbora

É um dos primeiros alimentos que podem ser introduzidos na alimentação do bebê, tem um sabor doce e também pode ser comida durante todo o ano. A abóbora é fonte de vitamina A e de ferro.

Acelgas

O bebê poderá comer acelgas a partir dos 9 meses de idade. Poderão ser cozidas, picadas e misturadas com outros alimentos ou puré. As acelgas são ricas em vitamina A e C, Cálcio e ferro. Têm muita fibra e são aconselhados a bebês com problemas de obstipação ( pesquisei é prisão de ventre).

Agrião

É um vegetal com muito paladar, aconselhado para sopas e saladas, pode ser introduzido a partir dos 6 meses de idade, mas só a partir dos dois anos em saladas. É muito rico em cálcio e ferro e em vitamina C.

Aipo

Este vegetal pode ser introduzido a partir dos 9 meses de idade. É muito rico em fibra, cálcio e potássio, é antioxidante.

Alcachofra

É produzido na Primavera, este vegetal necessita de ser bem cozinhado. Apenas um bebê depois de um ano de vida é que o poderá provar. É muito rico em ferro e em vitamina A.

Alface

É um vegetal que podemos comer durante todo o ano. Podemos fazer sopa de alface para o nosso filho com mais de 6 meses de vida e a partir dos 24 meses já poderá comer em cru. Este vegetal contèm uma elevada quantidade de água e fibra.

Alho

Apesar de ser utilizado como condimento, pode dá-lo a comer em sopa a partir dos 10 meses de vida ao seu filho. Tem um sabor intenso, daí ser aconselhavel ser comido cru após um ano e meio. O alho é um antioxidante natural, contém uma grande quantidade de fósforo e potássio. (Quem come alho crú rsrs a Emilly não vai comer)

Batata

O seu bebê poderá comê-la a partir dos 4 meses de vida, deve ser dada em puré, é optima para sopas, tem bastante fibra. Esta é muito rica em hidartos carbono, é fonte de vitamina A, cálcio e potássio.

Berinjela

Poderá cozinhá-la bem e dá-la a partir dos 9 meses. É muito boa para rechear tartes, que o seu filho poderá comer a partir dos 12 meses. ( Tartes = tortas )

Brócolis

Apartir dos 9 meses já poderá dá-la ao seu filho bem cozinhada, e em puré ou esmagada. Também é muito boa para tartes ou souflés. Os brócolis são ricos em cálcio,potássio, vitamina C, ácido fólico.

Cebola

A cebola é um dos vegetais mais utilizados na nossa alimentação, tanto crua ou cozida tem um sabor muito intenso e é aconselhada em todo o tipo de comida desde molhos, tartes,saladas, e muito outros pratos de carne e peixe. Pode oferece-la ao seu filho apartir dos 6 meses se for em sopa e crua apenas depois dos dois anos.

Cenoura

É um dos primeiros alimentos a serem introduzidos na alimentação de uma bebê, apartir dos 4 meses de idade. é servida inicialmente em forma de sopa e posteriormente crua por volta dos 2 anos de idade. É rica em vitamina A, zinco, potássio. Crua é também rica em fibra.
Courgettes ( abobrinha segundo a Wikipedia)

É um vegetal que pode oferecer ao seu filho a partir dos 7 meses de idade, são apropriados para grande variedade de cozinhados. São ricos em ferro.

Couve-flor

Desde que bem cozinhada poderá oferecê-la ao seu filho depois dos 9 meses. Deverá ser servida juntamente com outros alimentos. É rica em vitamina C.

Ervilhas

Esmagadas o bebê poderá comê-las a partir dos 9 meses. São muito boas para puré e sopa. As ervilhas são ricas em ferro, zinco, fosforo, vitamina C e são ao contrário do que podemos pensar um dos alimentos que mais calorias fornece.
Espargos

São um dos alimentos dificeis de cozinhar, deverão ser introduzidos com cuidado apartir dos 9 meses. Apenas poderão ser comidos como nós adultos os comemos depois dos 2 anos. São muito ricos em fibra e ferro.

Espinafres

Cozidos e misturados com puré ou sopa poderão ser introduzidos apartir dos 8 meses de idade e podem ser cozinhados e misturados das mais variadas formas. Estes são ricos em vitamina C, ferro, zinco, potássio, cálcio, ácido fólico.

Feijão-verde

Este vegetal pode ser cozido e servido aos bebês com mais de 10 meses de idade. Deve ser bem cozido e servido em sopas no inico e posteriormente depois dos 2 anos ser comido como nós o comemos. É muito rico em fibra.

Funcho

Bem cozido pode ser servido ao seu filho depois dos 9 meses, para poder ser comido em salada apenas depois dos dois anos e meio pois é muito duro e dificil de mastigar. É rico em cálcio, ferro e vitamina C.

Milho

Costuma ser um dos vegetais preferidos das crianças. Poderá misturá-lo qualquer tipo de comida, partir dos 8 meses o seu filho poderá prová-lo mas comido ao natural apenas depois dos 3 anos devido aos engasgos não é aconselhado antes. É muito rico em fibra, e hidratos de carbono.

Pimentas

Apenas depois dos 2 anos é que poderá ser dado a provar às crianças, crus não são saborosos mas cozinhados dão muito sabor aos vários pratos de alimentos. É rico em ferro, vitamina C e caroteno.(Pimenta para bebês? Como assim?)

Salsa

Apartir dos 9 meses pode introduzir este alimento principalmente em sopas. É muito rico em cálcio.

Tomate

Este é um dos alimentos muito saborosos que apenas podem ser introduzidos após um ano. Tenha cuidado pois este tipo de alimento pode provocar alergias ao seu filho por isso fique atenta. É muito rico em vitamina A, C e muito potássio.

 Fonte :Net Bebês
Comentários
11 Comentários

11 comentários:

cintia disse...

Aline, muito legal sua pesquisa, gostei...vá introduzindo aos poucos e vai ver como da certinho, sempre fiz para as crianças assim...cozinhava legumes, carne com alho,cebola e sal, e depois peneirava e oferecia, é ótimo para ela ir sentindo texturas, já da bolachinha e frutinha para ela, o Pedro come banana na mãozinha desde os seis meses, lógico ficara pertinho, mas ele pegou o jeito rapidinho...ele ama tomatinho e nunca tem gripe viu...beijos para vc e Mimi, até

Futura mãmã disse...

Gostei da sua pesquisa...Vale sempre a pena saber mais. bjo

Lilica disse...

Mandou bem, querida!

Adorei saber mais sobre o que comemos ou damos pros nossos pequenos, né??

Obrigada mesmo pelo carinho!!

Beijos em ti e na Emily!

Rafaela disse...

Ótimas as informações, sabe que já tinha esquecido para quê, cada alimento serve.
Uma ótima terça-feira para você!
Bjus

Chris Ferreira disse...

Oi Aline,
muito bacana a pesquisa e a postagem. Super útil para as mamães. Parabéns!
Beijos
Chris
http://inventandocomamamae.blogspot.com.br/

Diário da mãe e da filha disse...

Legal sua pequisa!! Bem útil para nós mamães, informação nunca é demais

Beijos
Lilia

Anne kelly disse...

Adoro esses posts que nos ajudam nos cuidados com nossos babys, tem muita coisa que agente nem imagina que faz bem ou mesmo mal, beijos e obrigada!!!

Mundo do Dani disse...

Oiee !! Eu privatizei meu blog, quero que vc me continue seguindo táh ??? Me envia um email táh ??
Facebook: http://www.facebook.com/MC.DQ.FOREVER
Mail : marta_kitty10@hotmail.com
Bju

V@léria S@ndry mamãe de Gustavo e Gabriela disse...

Aline dê um pulinho no meu blog, sabe aquele assunto do plágio entra lá e veja o código de proteção. Bjinhus

www.gustavoegaby.blogspot.com

Josiane Caetano disse...

Tem alimento nesta lista que nem eu nunca comi...preciso rever meus conceitos...rs
Bjs!

Aline Patrícia disse...

Obrigada meninas! Pra mim vai ser muito útil!
Bjos em todas!

Cintia vc privatizou o blog? Não consegui entrar!
Obrigada pelas dicas!
Bjos!!!