6

Introdução alimentar, dicas das mamães blogueiras!

Meninas amei as dicas de vocês sobre a introdução da papinha! Estou fazendo um apanhado, pra decidir o que vou fazer, pelo que percebi cada pediatra fala uma coisa, então no fim as mães que sabem o que é melhor mesmo. 


Tomei a liberdade de fazer um post com as dicas de vocês, porque tem muita mamãe que lê o meu blog tem sim, muitas mamães que também estão passando por isso ou passarão logo logo. 


Está muito corrido aqui em casa, estamos sem tempo pra nada, por isso vou copiar os comentários e colar, na hora que tiver um tempinho coloco os links. Sem falar que a internet está horrível, não estou nem conseguindo visitar os blogs de vocês, assim que normalizar eu visitarei todos! Os comentários são sobre esse post Mamães como foi a primeira papinha do filho de vocês? Dicas são bem vindas!



Jei disse...

ola querida, olha eu moro em portugal e aqui é muito diferente a introdução alimentar mas de uma coisa eu tenho certeza, O SAL NAO PODE ENTRAR!

no primeiro ano d vida a criança nao deve ingerir nem sal nem açucar...


Susana disse...

Olá Aline, eu não coloco sal e olha quem nem falta sinto dele. Tenho feito sopinhas mais doces: cenoura, batata doce, abóbora, courgete e hoje experimentei juntar alface e ficou bem docinha, não é o mesmo que papa de fruta mas existem legumes doces e para não estranharem o sabor tenho feito a sopa com estes ingredientes, mas també já juntei batata normal. Sempre me disseram para não colocar sal.

Estive a fazer uma pesquisa e dá uma olhadela aqui:
http://brasil.babycenter.com/baby/introduzir-solidos/sal-comida/
http://solangeburri.blogspot.pt/2010/02/posso-colocar-sal-na-sopa-do-bebe.html
 Dani disse...


Querida, as primeiras papinhas da Laura eu bati no liquidificador, para ficar mais fácil dela engolir, uma vez que do nada ela passou a comer comida salgada (uma vez que só mamava e tomava suco e frutas, nada de salgado), então, além de estranhar o gosto, ela poderia estranhar a textura, o fato de ter que mastigar, à princípio, nos primeiros dias. Portanto, no primeiro mês, eu bati no liquidificador E coei, para ela não ficar estranhando nada. E deu super certo. Depois de um mês, passei a amassar, e não bater. E por aí foi.

Sempre, desde o início, eu coloquei um tipo de carne, 2 legumes/verduras, 1 carboidrato (em uma boa qtdade, para dar energia) e uma folha. Sempre assim. O carboidrato dá energia, faz a criança ficar disposta e tal, eu sempre coloco bastante, mas faço questão de ter certeza de que ela come tudo, para não comer só o arroz/macarrão/batata e tal.

Áh, uma coisa que me ajudou no começo foi usar batata doce, beterraba, mandioquinha, coisas que são mais doces do que salgado, sabe? A Laura amava sopinha de beterraba com carne moída, arroz e alface. Adorava!!!

Sal: eu sempre pus, muito pouco, mto moderadamente, uma pitadinha só, mas sempre pus - e com aval do meu pediatra, que todo mundo sabe que amo de paixão e é super bom. Uma pitada de sal não faz mal, não. o que não pode é temperar como se fosse para um adulto, é claro. Um pouquinho-inho eu sempre pus, desde a primeira papinha.

Tem um blog que é divino, fala sobre papinhas todos os dias, chama das receitas do dudu.blogspot.com.br

tem no meu blogroll tbm.

Beijos, espero ter ajudado um pouquinho!


Josiane Caetano disse...


Nunca bati no liquidificador não...acho que mistura muitos os sabores e não dá pra trabalhar muito a nossa do paladar,mas cada caso é um caso... engraçado que agora lembrei de como eu achei entranho a Beatriz não saber engolir...rs

Tem um blog bem bacana- não sei explicar direito o endereço, mas é algo como " receitas de Dudu", acho. Ela tem receitas maravilhosas!

Bjs e Boa sorte na empreitada!


Diário da mãe e da filha disse...


Posso ser sincera, não batia no liquidificador, eu amassava e coava quando preciso também.

Mas vai lá no blog asdeliciasdodudu.blogspot.com

A Thais tem dicas ótimas no blog e é um amor de pessoa, pode tirar as suas dúvidas.
Beijos

Lilia


Aline disse...


Aline as meninas te deram dicas preciosas..a Dani disse TUDO.
Eu bati no liquidificador no primeiro mês da introdução..depois o pediatra me deu um pito..rsrsr,disse pra apenas amassar,mas eu tinha medo dele engasgar,por estar acostumado apenas a engolir direto..ai morria de medo,mas foi instintivo quando comecei a dar pedacinhos..ele mastigava..
Quanto ao sal,um tantinho pode,carne tbm acho válido bater..dá gosto bom..usar moranguinha cabotiá como base,os nenéns amam!!
Sem sal a aceitação vai ser mais dificil,certa vez uma ma~e na comunidade q tenho falou q a menina não comia..depois q passou a temperar mandou haver..mas vá fazendo testes..vc está indo pelo caminho certo.
Beijos qquer coisa chame!!


sheR disse...

Aline, sabe que eu fiquei do mesmo jeito quando comecei a dar os suquinhos e as frutinhas...
A nutricionista e a ped falaram que era pra bater com açúcar, mas eu nunca fiz assim...
Ele tbm nunca aceitou sucos, só aceitou as frutinhas apesar de eu tentar dar apenas laranja lima pra ele...
Mas eu ouví dizer e também pesquisei que não deve nem bater no liquidificador e nem passar na peneira, amassar com o garfo pra ir estimulaando a mastigação...
Conta pra mim como foi, porque eu também quero me preparar direitinho.
bjO
Elaine Correa disse...

afff!se agente for fazr tudoq eles mandam!e pra achar um de confiança msmo?
com os gemeos começamos logo de manha entre as mamadas com suquinho de melao( comecei meio fora do ocnvencional)e ai papinha salgada de batata e cenoura com azeite e sal,de tarde papinha doce de mamao e banana,jantar de batata,cenoura e chuchu.Aceitaram tudo,sem fazer careta e com muita goludice!nao bati nada no liquidificador,foi tudo amassado no garfo,o suco foi feito coma fruta bem madura e sem açucar,mas confesso q quando a fruta nao esta madurinha eu coloco um tico de açucar sim!
Sempre varie de verduras,mas uso sempre batatinha que encorpa a papinha e é bem aceitavel ao paladar!sempre com paciencia e se ela nao aceitar alguma verdura nao desista ofereça outro dia!
Espero que a sua gatinha aceite bem essa nova etapa!
Sorte pra ti!
bj*
Comentários
6 Comentários

6 comentários:

Eliane Vieira disse...

Nega, que bom que gostou!! Obrigada pelo recadinho no blog e no Face!!

O texto não é meu, mas se fosse tbm não teria problema. Fique à vontade!!

Beijos, beijos.

Anne kelly disse...

Ótimas dicas, não vejo a hora de dar papinha pra minha bebê, passa tão rápido que loguinho já poderei aproveitar tudo isso, bjinhus!

Aline Motta disse...

Lilica Já usei!! Lindo!!!
Bjos!!!


Anne Kelly passa rápido mesmo!!
Espero que vcs tenham um ótimo pediatra!!
Assim facilita muito as coisas!
Bjos!!!

Thais Ventura disse...

Obrigada as meninas que indicaram o blog =)

Thais Ventura disse...

Aline vim te responder por aqui, e te deixar 2 links para vc olhar... um sobre coneglar, http://asdeliciasdodudu.blogspot.com.br/2012/03/voce-sabe-congelar-da-forma-correta-os.html

e o outro do que pode em cada mês... http://asdeliciasdodudu.blogspot.com.br/2012/04/quando-e-o-que-incluir-na-alimentacao.html


beijos

Aline Motta disse...

Tais obrigada pela atenção querida!!
Estou usando suas dicas!!
Obrigada meninas que me deram a dica do blog da Thais beijos!!!