8

O que um bebê de onze meses consegue fazer? E o que você já consegue fazer!


Aos 11 meses, a criança passa a maior parte do tempo em pé. Ela está ansiosa para andar e quer levantar quando está no cadeirão, na banheira, no meio do quarto. Se segurarmos eles pelas mãos, conseguem dar alguns passinhos. Engatinhando, já consegue até subir escadas. E alguns mais apressadinhos já dão os primeiros passinhos. Você já deu e quase me matou de orgulho!!!


O bebê age intencionalmente, usando o raciocínio. Se seu brinquedo está escondido embaixo da coberta, ele levanta a coberta para pegá-lo. Você me surpreende a cada dia com sua inteligência, com seu dom de implicar as pessoas, inclusive a mim...

Sua visão e percepção estão apuradas. Se passar uma borboleta ou passarinho por perto, ele olha o bichinho se movimentar. Quando vê um livro colorido, analisa com interesse as figuras, e olha atentamente para desenhos animados na televisão. Sei que as outras mamães vão me criticar, mas você ama televisão, exatamente igual a mim quando criança!!

Quanto ao desenvolvimento da fala, consegue falar cerca de 5 palavras. Sua pronuncia ainda é bastante enrolada e muitas vezes só a mamãe mesmo para conseguir decifrar. Um fato engraçado é que eles repetem a mesma palavra dezenas de vezes seguidas: dá, dá, dá, dá, dá. O pequeno já entende que o som que pronunciam tem um significado. Quando diz “mamã” sabem que está pedindo carinho, comida, colo da mãe. A mamãe consegue entender algumas coisas, mas muita coisa nem eu consigo entender. Mas eu mo seu "OI" e acho lindo seu "UI", você fala mamamãe, papai, dá, apo(água), tchau, bobó (vovó) e repete muita coisa, números, licença, gostosa, etc, só repete nem sabe o que significa!
Consegue segurar sozinho a mamadeira e suas brincadeiras são mais coerentes. Não pega apenas o brinquedo para bater com ele no chão. Agora, ele já sabe como usá-lo: empurra o carrinho para frente e para trás, gira a direção, empilha os cubos. Mesmo já sabendo brincar você adora bater as coisas no chão, tem um instinto meio destruidor, e agora você adora boneca!

Como estimular o bebê de onze meses?

Os brinquedos coloridos e leves, de várias texturas, estimulam os sentidos da visão, da audição e do tato. Deixe a criança experimentar bonecas de tecido e bichos de pelúcia feitos de materiais atóxicos, que são gostosos de tocar e abraçar. Você ama brinquedinhos, estamos aceitando presentes, podem mandar rsrs!!

O bebê de 11 meses começa a apreciar livros com ilustrações de objetos familiares como cachorrinhos, bolas, colheres. Você esta aprendendo a não rasga-los mais! E isso já é uma super evolução!

Quando a criança engatinha ou anda, os brinquedos mais estimulantes e divertidos são os de empurrar e puxar, como um pequeno caminhão, e os brinquedos com peças grandes de montar e desmontar. Brinque com a criança de colocar e tirar objetos de uma caixa e veja como ele participa e se diverte. As cadeiras e tudo que ver pela frente, tudo vira brinquedo!

Esse é o momento de estimular a fala. Toque cantigas de roda e cante para ela. Mamãe já faz isso!

Fontewww.GUIAdoBEBE.com.br
Comentários
8 Comentários

8 comentários:

Vinter Zamprogno disse...

Que bom ver as conquistas da sua filhota!! Muita mais felicidades virão, pode esperar! Espero ansiosa pra ouvir liam falar mamãe, mas vai demorar rs ele so tem 3 meses =)

Aline Motta disse...

Não demora não, passa tão rápido que quando vemos já cresceram!!
Saudades da minha bebezinha com 3 meses rsrs!

Susana Andrade disse...

Eu também me identifico muito com o que transcreveste. O Gaspar fala 'mamã' a toda hora é isso e 'cãh' e 'dá' 'qui'... estão crescendo os nossos bebés e bate uma saudade deles pequeninos ainda recem nascidos...
Mandei mimo para ti.
Beijo ;o)

Unknown disse...

Tá espertinha essa princesa hein? Muito bom vê como eles se desenvolvem.

Beijinho flor!

Chris Ferreira disse...

Oi ALine, é muito bom ver o desenvlvimento das nossas crianças, né? E TV até que é bom em muitas ocasiões. Eu bem que queria que as minhas gostassem.
beijos
Chris
http://inventandocomamamae.blogspot.com/

Aline Motta disse...

Passa tão rápido!! Uma pena né? Queria aproveitar mais!!
Beijos!!

Aline Motta disse...

Muito esperta!! Me enche de orgulho rsrs!!
Beijos!!

Aline Motta disse...

Acharia melhor se ela não gostasse, mas fazer o que né?? rsrs!!
Beijos!!