Aos 11 meses, a criança passa a maior parte do tempo em pé. Ela está ansiosa para andar e quer levantar quando está no cadeirão, na banheira, no meio do quarto. Se segurarmos eles pelas mãos, conseguem dar alguns passinhos. Engatinhando, já consegue até subir escadas. E alguns mais apressadinhos já dão os primeiros passinhos. Você já deu e quase me matou de orgulho!!!
O bebê age intencionalmente, usando o raciocínio. Se seu brinquedo está escondido embaixo da coberta, ele levanta a coberta para pegá-lo. Você me surpreende a cada dia com sua inteligência, com seu dom de implicar as pessoas, inclusive a mim...
Sua visão e percepção estão apuradas. Se passar uma borboleta ou passarinho por perto, ele olha o bichinho se movimentar. Quando vê um livro colorido, analisa com interesse as figuras, e olha atentamente para desenhos animados na televisão. Sei que as outras mamães vão me criticar, mas você ama televisão, exatamente igual a mim quando criança!!
Quanto ao desenvolvimento da fala, consegue falar cerca de 5 palavras. Sua pronuncia ainda é bastante enrolada e muitas vezes só a mamãe mesmo para conseguir decifrar. Um fato engraçado é que eles repetem a mesma palavra dezenas de vezes seguidas: dá, dá, dá, dá, dá. O pequeno já entende que o som que pronunciam tem um significado. Quando diz “mamã” sabem que está pedindo carinho, comida, colo da mãe. A mamãe consegue entender algumas coisas, mas muita coisa nem eu consigo entender. Mas eu mo seu "OI" e acho lindo seu "UI", você fala mamamãe, papai, dá, apo(água), tchau, bobó (vovó) e repete muita coisa, números, licença, gostosa, etc, só repete nem sabe o que significa!
Consegue segurar sozinho a mamadeira e suas brincadeiras são mais coerentes. Não pega apenas o brinquedo para bater com ele no chão. Agora, ele já sabe como usá-lo: empurra o carrinho para frente e para trás, gira a direção, empilha os cubos. Mesmo já sabendo brincar você adora bater as coisas no chão, tem um instinto meio destruidor, e agora você adora boneca!
Como estimular o bebê de onze meses?
Os brinquedos coloridos e leves, de várias texturas, estimulam os sentidos da visão, da audição e do tato. Deixe a criança experimentar bonecas de tecido e bichos de pelúcia feitos de materiais atóxicos, que são gostosos de tocar e abraçar. Você ama brinquedinhos, estamos aceitando presentes, podem mandar rsrs!!
O bebê de 11 meses começa a apreciar livros com ilustrações de objetos familiares como cachorrinhos, bolas, colheres. Você esta aprendendo a não rasga-los mais! E isso já é uma super evolução!
Quando a criança engatinha ou anda, os brinquedos mais estimulantes e divertidos são os de empurrar e puxar, como um pequeno caminhão, e os brinquedos com peças grandes de montar e desmontar. Brinque com a criança de colocar e tirar objetos de uma caixa e veja como ele participa e se diverte. As cadeiras e tudo que ver pela frente, tudo vira brinquedo!
Esse é o momento de estimular a fala. Toque cantigas de roda e cante para ela. Mamãe já faz isso!
Fonte: www.GUIAdoBEBE.com.br
