14

O que um bebê de três meses consegue fazer?

Ela já segura a mamadeira de água sozinha



 A Emilly já faz tudo isso desde os dois meses, hoje ela faz muito mais coisas, me surpreende a cada dia. Ela está para entrar no quarto mês, depois farei um post especial para comemorar!!!


O que um bebê de três meses consegue fazer?



Com 3 meses completos o bebê já consegue reconhecer visualmente a mamãe. Além do cheiro e da voz, ele tem mais um recurso
para saber quando ela está por perto. O bebê também começa a sorrir para todos que se aproximam dele sorrindo. Ele olha para as pessoas, balbucia e faz vocalizações prolongadas, participando ativamente do lar.


Nessa fase as glândulas do canal lacrimal começam a funcionar e aparecem as lágrimas quando o bebê chora.


Firmar bem a cabeça aos 3 meses é uma ótima prova de que o desenvolvimento psicomotor está perfeito. Para fazer o teste, basta deitar a criança de bruços e esperar que ela use o apoio dos bracinhos para sustentar a cabeça e olhar à sua volta.


Geralmente, é no terceiro mês que a cabeça do bebê ganha forma arredondada e ele começa a ficar deitado com o rosto virado para cima. Antes disso, a cabeça ficava apoiada de um dos lados. Nessa etapa ele também começa a escolher sua posição para dormir e se ajeita no colchão. Quando deitado de lado, se vira para ficar sobre as costas. No berço, agarra o lençol e outras coisas que estão por perto e puxa para si.


Os reflexos automáticos do bebê desaparecem e aparecem os da vontade, revelando o controle cerebral da criança. Ele já consegue fixar o olhar, segurar guizos, observar as mãos e os pés, espiar as atividades de pessoas que estão por perto, parar o que está fazendo quando ouve um barulho e balbuciar sozinho.


Como estimular o bebê de três meses?


O bebê de 3 meses já consegue interagir e participar mais da família. Nessa fase, o relacionamento dos pais com o filho fica ainda mais gostoso porque ele responde aos estímulos e brincadeiras.


O bebê já reconhece o rosto da mãe, troca olhares com ela e procura por ela no quarto. Também já é capaz de combinar os dois sentidos: visão e audição. Então, a dica é conversar com a criança, olhar, sorrir e fazer gestos. Certamente, ela vai corresponder com um delicioso sorriso.


Os passeios são um ótimo estímulo para o bebê de 3 meses. Quanto mais ele vê, mais aprende. Ao passear de carrinho pelas ruas é possível ver o interesse do bebê por determinados objetos. Alguns se encantam com as árvores, outros com pessoas, mas eles estão sempre atentos ao que acontece ao seu redor.


Os brinquedos preferidos são os chocalhos e guizos, que eles conseguem segurar com as mãozinhas e balançar para ouvir o barulho. Aproveite a hora do banho para brincar com o bebê. Espirre água, faça espuma, cante e observe as suas reações. Brinquedos flutuantes entram no seu campo de interesse e o banho fica mais divertido com patinhos de borracha que boiam na água.


Lembre-esse que aos 3 meses o bebê já está bem habituado à sua rotina e reage negativamente ao barulho, mudanças e irregularidades. A rotina é importante para que ele se desenvolva naturalmente.


Fonte  GUIA do BEBE


Assinei para receber sobre o desenvolvimento da gravidez e depois que a Emilly nasceu assinei para receber sobre o desenvolvimento do bebê. E adoro se você quiser se cadastrar é de graça. Bjus...





Comentários
14 Comentários

14 comentários:

Susana Andrade disse...

Olá Aline! Que bom termos os nossos bebés com tão pouco tempo de diferença entre eles ! Quanto ao facto de eu não colocar fotos minhas e do Gaspar não o faço porque o meu marido não concorda expôr ele da forma que muitas mamãs fazem. Eu criei um blog privado quando estava grávida mas sentia uma solidão enorme porque fiquei em casa desde as 27 semanas de baixa. Depois dele nascer quis partilhar algumas coisas da minha nova vida mas filtrando algumas coisas de forma a não parecer um diário. É mais um lugar de desabafos e partilhar de experiências mas adorava muito poder mostrar fotos do meu bebé às mamãs que me seguem mas isso tem sempre um lado mau porque quem tem más intenções não dá a cara ou então segue no anonimato mas isso não se aplica a todos os seguidores anónimos, como é óbvio ! Encaro isto da seguinte forma: quando os filhos crescem detestam que as mães mostrem fotos deles para as namoradas deles(por ex)com eles todos nús ou que contem coisas das quais eles acham piada mas que ficam envergonhados que todo o mundo saiba... Ora eu não lhe pedi autorização para o expôr ao mundo (apesar de ele nem ter idade para perceber isso) e se eu poder não colocar a vida dele como um livro aberto acho que é melhor assim... Pelo que eu estive a ver no teu blog não acho que te exponhas demais. Agora se colocas fotos porque todo o mundo coloca terás que pensar de outra forma, os erros dos outros não têm que ser os nossos (mesmo que eles pareçam inofensivos ) Que tem segue, continuará seguindo pelo que tu escreves. Um livro com imagens é muito apelativo e os que não têm nenhumas imagens também o serão se o conteúdo escrito também o for... À quem adopte colocar o endereço do blog por cima da imagem, proteja as imagens do copy ou corte as imagens de forma a não aparecer a pessoa/bebé integralmente...É uma decisão tua e da tua família. Eu por acaso já tive imagens completas minhas no meu profile mas gostei tanto da que tenho agora: parte de mim está e parte do meu bebé também num gesto de ternura que só nós mamãs valorizamos acima de tudo!
Grande testamento o meu eheh.
Beijinho ;o)

Anônimo disse...

Oi Aline...
Obrigada pela visita e pelas dicas lá no blog.

Adorei o seu cantinho...sua pequena é uma fofa!

bj

Josiane Caetano disse...

O Gostoso desta fase é as " conversas" com o bebê...uma delícia!

Aline disse...

Ai saudades deu do meu bbzinho lendo sobre os bbs de 3 meses..hj faltam apenas 6 meses pra ele completar 3 anos...passa voando..bjs!

Aline Motta disse...

Então Susana, eu e meu marido concordamos em não colocar nenhuma foto que exponha a Emilly, porque o mundo é cheio de maldade mesmo, eu estava colocando o endereço do blog sobre as fotos, mas meu computador caiu e o HD está sendo recuperado, então estou sem o programa que uso para editar as fotos. Mas acho que hoje fica pronto, ai vou editar e trocar as do blog. E seguindo sua dica vou cortar essa ai, porque a Emilly está só de calcinha... Valeu as dicas, quando precisar vou te incomodar novamente rsrs... Gostei do seu comentário lá no blog da Miriam, e do seu aqui também, temos opiniões parecidas. Agente as vezes até esquece que não sabe quem vai ler o blog da gente. Tenho seguidores anônimos também, e acho tão estranho não saber quem é que está seguindo, mas está valendo. Quanto ao texto, eu também escrevo muito, e adoro ler, não tenho preguiça, acho ótimo.
Obrigada e Beijinho em vocês dois!!!

Aline Motta disse...

Obrigada Ana, valeu pela visita!!!

Aline Motta disse...

Ela ta toda tagarela, fico pensando o que será que ela quer dizer, realmente uma delicia...

Aline Motta disse...

Passa mesmo Aline, a Emilly ainda está pequenininha, eu acho que está passando muito rápido... Como seria bom se eles nunca crescessem...
Beijos..

Futura mãmã disse...

ks que bom essa fase nao e verdade =)
beijo

Clércia disse...

Eu também tenho saudade do meu bebê ´pois cresceu muito rápido e foi cuidar de sua vida junto com sua familía, mas hj eu tenho a felicidade ter minha netinha, a + linda do mundo a EMILLY, minha florzinha, é assim que a vejo como uma flor que nasceu no campo trazendo para nossas vidas a alegria de telá como um membro de nossa familía, seu olhar nos traz a luz de um radiante de sol, luz essa que peço sempre a DEUS que continue iluminando os nossos dias... E vc EMILLY crescerá com certeza de ser muito amada por todos nós, quero que saba eu vovó Clércia ama muito vc EMILLY!!!!

Aline Motta disse...

Todas as fases são lindas, cada dia me apaixono mais... Você vai ver como é bom...
Beijos...

Aline Motta disse...

Ela é uma Criança muito especial... E cada dia que passa amo mais e mais. Um presente de Deus!!!

Claudia Leonardi disse...

Que bebê mais fofa!!! Parabens!!
Querida, leia Catadores de Conchas quando puder, é lindo!
Amo ler e esta semana pretendo publicar os ultimos que li e gostei.
Bjks mil

Aline Motta disse...

Obrigada ela é uma delicia de bebê!
Vou ler sim, fiquei curiosa já que os outros três livros que vc gostou eu também adoro...
Estou pensando em até abrir um espaço aqui para meus livros...
Vou ler com certeza a sua próxima lista.
Beijos!