4

O que um bebê de dois meses consegue fazer?

Emilly no dia que completou 2 meses!

O desenvolvimento global da criança continua bastante intenso no segundo mês. A mãe, que acompanha o filho de perto, pode perceber novos comportamentos e conquistas a cada dia.
Na parte motora e postural a criança evolui gradativamente e já consegue sustentar um pouco mais a cabeça, e levanta o queixo quando está deitada de barriga para baixo. Também começa a levar a mão à boca, o que é uma grande descoberta, pois passa a sugar os dedos e brincar com a língua.

Nessa fase, o bebê já adquire capacidade de virar a cabeça quando escuta um ruído e acompanhar com os olhos um objeto que se move no quarto.
Uma prova do seu desenvolvimento social são os gestos fisionômicos que faz quando vê um rosto humano. Eles podem enrugar a testa e até sorrir. Observando o rostinho, podemos perceber satisfação, alegria, excitamento, angústia.
Outro exemplo da socialização é ficar imóvel ao ouvir uma voz conhecida e emitir gorjeios e vocalizações.
Umas das grandes conquistas dos bebês de 2 meses se refere ao comportamento emocional. É possível observar o movimento de pedalagem, onde o bebê move as pernas rapidamente como se estivesse pedalando uma bicicleta, e torce o corpo para mostrar alegria.


Como estimular o bebê de dois meses?


Com a visão um pouquinho mais apurada, o bebê descobre nessa fase as luzes e consegue fixar os olhos nela por um bom tempo. Da mesma forma, são atraídos por campainhas e ruídos próximos. Para estimular essas descobertas, ofereça brinquedos com essas características. Coloque o brinquedo no campo de visão do bebê, a uns 15 ou 20 cm de distância, e mova para que ele acompanhe com os olhos. É importante lembrar-se de verificar a indicação de idade na embalagem, para que essas luzes e sons não agridam o bebê.
Outra sugestão é levantar o bebê para que ele possa enxergar a seu redor e observar o ambiente.
Esse também é o momento certo de instalar móbiles no berço para que ele acompanhe o movimento dos brinquedos. As cores que mais atraem sua atenção são o vermelho e o amarelo.
As músicas têm poder de acalmar as crianças. Escolha brinquedos que reproduzam musicas suaves e tranquilas. Mas cuidado: é muito cedo para brinquedos barulhentos. As musicas devem ser de preferência instrumentais e não muito altas.
O toque, o sussurro, o carinho da mãe e dos familiares são fundamentais para o desenvolvimento da afetividade, da socialização, do processo de linguagem. Aproveite todos os momentos para conversar com seu filho.


Fonte: GUIA do BEBE.
Comentários
4 Comentários

4 comentários:

Mamãe do Enzo disse...

Amey esse post o Enzo já faz bem dizer tudo isso com 1 mês agora que entrou no 2 fiquei super feliz em saber que ele ta super adiantado. tem selinho no blog p vc bjos

http://maeefeliz.blogspot.com/

Aline Patrícia disse...

Eu li no seu post as conquistas do seu pequeno, até comentei lá, ele ta um fofo. Amei o selinho, é o meu primeiro, o carinho é real mesmo, vou postar ele aqui!
Obrigada pelo carinho!
Beijos.

Chris Ferreira disse...

OI Aline,
essas informações são muito úteis e vão ajudar muito as outras mamães.
Linda a Emilly nos seus 2 meses.
beijos
Chris
http://inventandocomamamae.blogspot.com/

Aline Patrícia disse...

Obrigada Chris...
Vou dar uma passadinha para conhecer seu blog.
Bjus.