28

A exposição dos filhos na internet



Quem assistiu ao programa do Pedro Bial Na Moral ontem à noite? Foi sobre invasão de privacidade. O inicio do programa me chamou muito a atenção, ele abriu o programa com um blogueiro, que posta sobre a família dele, e principalmente sobre o filho, o blog cheio de fotos do garotinho lindo, mas a coisa pegou mesmo, quando o Bial levantou algumas questões, que  também devemos refletir sobre o assunto.
A exposição dos filhos na internet. Quem conhece o estilo do Bial sabe que ele não é nada sutil, ele metralhou o pai, foi um verdadeiro tapa na cara. Mas essa questão não é só para os pais blogueiros não, para as pessoas que expõe os filhos nas redes sociais também, tem tanta exposição no facebook que tem coisa que não acredito! Na internet em geral.

A exposição dos filhos na internet:
É certo expor a vida dos filhos, Sem a autorização deles?
Será que no futuro eles vão gostar disso?
E os cuidados com os perigos escondidos do outro lado da tela do computador?
Estamos expondo eles ao ridículo?

Já me perguntei isso um milhão de vezes e vocês também devem ter se perguntado, mas cheguei a seguinte conclusão, eles são de uma geração diferente da nossa, eles já nasceram nessa era das redes sociais, penso que para eles será muito natural, claro que é só uma suposição, ou uma desculpa da minha parte. Eu adoraria poder acompanhar os registros da minha infância, saber como foi meu desenvolvimento, adoraria que minha mãe tivesse criado um blog para mim, mal tenho fotos dessa época, de quando era bebê só tenho uma tirada quando eu tinha 4 meses.  E tento expor ela o mínimo possível.
Seleciono as fotos, nunca posto nenhuma que possa oferecer riscos a integridade dela, protejo as fotos com a marcadagua, inclusive no Facebook, e tenho postado cada vez menos fotos.  E ando pensando seriamente em não postar mais, mas vocês sabem como é difícil para uma mãe coruja não exibir a cria. E um dos motivos desse blog é que minha família que mora longe, possa acompanhar o desenvolvimento dela, não perder os melhores momentos, é como se estivessem aqui.
Evito assuntos íntimos, justamente para nos preservar, afinal isso aqui não é um Big Blogger desculpem esse péssimo trocadilho, e tento falar dela para ela mesma, em forma de cartas, escrevo pra ela. Claro que tem outros assuntos, mas o que é sobre ela é direcionado a ela. Minha intenção nunca foi expor minha filha, é mais uma homenagem mesmo.  Ficaria muito triste se ela visse tudo isso de uma forma que não seja essa.
 O melhor mesmo é seguir o conselho da procuradora criminal que esteve no programa, "Pense antes de postar", o negocio é usar o bom senso, para evitar expor nossos filhos aos perigos da internet. Ela ressaltou o perigo da pedofilia, citando uma foto que ela viu no blog do pai convidado.
O que vocês acham desse assunto? Já pensaram sobre isso? Qual a opinião de vocês? E por ultimo e mais importante pra mim rsrs, o que vocês acham, eu exponho demais a Emilly? Será que ela vai gostar desse presente, o blog é um presente meu para ela, ou não? Vou fazer algumas mudanças por aqui!

Outros momentos do programa que vale destacar:
Antes as pessoas trancavam seus diários a chaves, agora elas contam tudo na interne! Algo assim, vou pesquisar e  depois corrijo, minha internet só está abrindo uma pagina de cada vez! 
O debate entre Pedro Cardoso e um paparazzi, e o Bial botando lenha na fogueira.
Estou adorando esse programa, finalmente algo legal na TV aberta!
Comentários
28 Comentários

28 comentários:

Dani Rabelo disse...

Aline, eu já me questionei muito sobre isso tbm.... Mas já me absolvi da culpa de "expor" a Laura na internet, essa eu não carrego mais. Faço pq quero, quando quero, falo sobre o que quero e mostro o que quero... sou adulta para saber não expor demais, nem em fotos ultrajantes, pejorativas.
Todo mundo tem que se questionar mesmo, é importantíssimo fazer essa avaliação, bom debate, inclusive.

um abraço!

Patricia Finotti disse...

Aline, muito interessante a questão levantada. Principalmente para nós motherns. Como você, o que impulsiona o meu trabalho é o meu filhote. Muita gente pergunta se não estou expondo de mais a minha vida. As vezes acho isso, mas quando a gente trabalha com comunicação, fica um pouco dificil não estar exposto.
Quem está nas redes sociais, e a geração de nossos filhos, ficarão expostos em uma imensa biblioteca biográfica.
Acho que o bom senso e a nossa ética, ajudam a amenizar um pouco essa superexposição.
Abraços e sucesso sempre!

Unknown disse...

Oi amigaaa .. esse é um assunto muito delicado mesmo. Mas sei de casos tb de pessoas que não se expunham a nada e tiveram sua vida virada pelo avesse ... td é relativo. Claro que nao vamos colocar fotos delas peladas etc ... mas como vc mesma falou.. elas nasceram em outra era,na era da internet etc ... tenho certeza que vão amar .. eu não me arrependo do blog e nem de postar no face ... mas vai de cada um ... espero que vc não desista do blog e nem nos deixe sem ver essa fofura ... bjs

Patricia Adorno disse...

Olá...
Não vejo o programa, já estou no miléssimo sono nesse horário, mas posso bem imaginar o tonzinho irritantedo Bial.
Quanto a exposição, penso 10.000 vezes enquanto estou digitando no Bela da Paty,tento sempre postar a minha vivencia com o ser mãe, o que por enquanto é impossível separar da própria vivência da Isabela. Face é outro assunto, teho como vc, parentes longe, irmãos que passei uma vida sem quase falar, impossível não postar as fotinhos, não contar o que está havendo. Lembro sempre que cuidado morreu de velho =)
Bom fim de semana

Josiane Caetano disse...

Oi Aline: Sobre o assunto, tenho 2 opiniões: 1- O que expor-se para um, não é para outro: PARA MIM- pq cada um é cada um- expor-se perigosamente é dar muito dados pessoais ( endereço, emprego, conta bancária, bens materiais, etc) na Net e também expor algo muito pessoal que poderia trazer algum transtorno para um dos envolvidos.Ou seja, é só pensar antes de escrever em todos que poderiam ler aquilo 2- Acho que os " artistas" famosos martelam sobre este assunto pq morrem de medo, pois vivem da exposição e temem o outro lado da moeda. Em resumo: Exposição é perigoso mesmo pra quem é muito rico e famoso. Para os demais mortais no máximo, é pagar mico com os conhecidos. E mãe doida expondo seus filhos é RARÍSSIMO!

Ingrid Faria disse...

Amiga, eu não tive a oportunidade de ver o programa, mas esse tipo de assunto é bem delicado mesmo, né?
É assim... Eu pelo menos tenho a autorização da Ingrid, rs.
Mas falando sério, é difícil mesmo, eu já vi mamães amigas que postam foto do filho pelado, sabe? Isso aí que eu acho que é exposição demais, né?
É como você falou, temos que pensar antes de postar!!

Beijos

Helena disse...

Ai, aline... Esse assunto é mesmo muito delicado, eu não tenho blog, mas tenho facebook, tenho uma amiga que tem uma filha de 3 anos mais ou menos, ela posta fotos da filinha dela pelada, já até comentei com ela que acho que isso é exposição demais, ela viu o programa ontem e me ligou correndo dizendo que eu estava certa, rs.

Ah e sabe o que eu acho? Acho que você não expoe demais a Emily não!!
Mas isso vai de cada um, tome mais cuidado apenas.

Adorei conhecer seu blog
Helena, mãe da Camila

Ingrid Faria disse...

Ah amiga outra coisa, acredito que você não expõe a Emily não, mas todo cuidado é pouco!

Beijos

Aline disse...

Aline querida,penso da mesma forma que vc,acho q ela vai adorar ler os detalhes,saber do desenvolvimento e tudo mais...creio q vc tá tomando os devidos cuidados,só cuida pra não fornecer dados,do tipo,onde mora,onde trabalham..depois quando ela tiver numa escola,cuidar pra não vasar o nome da instituição..se bem q quando querem fazer algum mau,não precisa nada disso..mas não vejo nada de mais,pq vc não privatiza então?

No Orkut,eu postava litros de fotos,ainda tenho os álbuns lá..tudo organizadinho..por etapa,postava TUDO,onde eu ia,dos lugares q frequentava,no face esfriei um pouco,posto uma foto lá q outra,não por medo,mas por preguiça mesmo..e o face tem uma dinâmica diferente...os cuidados q tomo é somente pra não ficar add desconhecidos.


Não vi o programa do Bial,mas q bom q pelo menos esse tá de boa qualidade.

Bjs e bom final de semana!

Ella disse...

Puxa perdi um bom programa. Eu não exponho as minhas filhas e isso não vem de mim, eu adoraria mostrar como elas são lindas, mas meu marido trabalha com segurança de internet e me proibi de postar fotos e marcar lugares onde vamos.
Adorei o seu post de hje.

Uma ótima sexta-feira e fim de semana!
Bjus

Rafaela - http://rafaelando.wordpress.com
Continuo no wordpress, por um erro no meu perfil ele redirecionou para uma página antiga do blogspot :(

Cristiane disse...

Nossa amiga muito interessante a questão levantada. Mas no face tem a opção de selecionar quem vê a foto. Ainda assim é um risco?? Tenho diminuido minhas fotos postadas. Cris

Anônimo disse...

Ai, Aline.. terminei de ler seu post e fiquei aqui pensando: "Será que devo deletar todas as fotos do Miguel do blog?".

Mas sei lá, eu também fiz meu blog PRA ele, não escrevo como cartas como você, mas fiz na intenção de registrar seu crescimento, melhores momentos e isso inclui fotos. Todas as minhas fotos são protegidas por marca d'água (e fiz isso de certa forma me 'inspirando' em você). Creio que tomamos cuidados necessários, mas também acho que não vale a pena ficar neurótica. Como você, minha família mora longe e esta é uma maneira deles acompanharem o desenvolvimento do Miguel.
Não expondo com fotos do bebê nu (mostrando todas as partes) e nem nada do tipo. Eu tinha duas fotos dele sem roupinha e depois de ler aqui, já fui lá deletar (tanto que fiquei sem banner rs).
Eu adoro blog com fotos.
Acho que continuarei assim.

Pra mim, você não expõe a Emilly não. Não tem nada comprometedor, nem nada do tipo. A maldade tá na cabeça das pessoas e não devemos nos privar de algo que gostamos por conta disso (afinal, conhecemos um monte de gente que temos contato na 'vida real', quem nos garante que essas pessoas não são pedófilas também).
Fiz o blog com muito carinho pro meu filho e protejo da melhor forma que posso.

Fique tranquila, a Emilly é bem protegida!! xD
E quero saber de você: será que exponho demais o Miguel??

Beijos e desculpa o BIG comentário!

sheR disse...

Muito bem colocado, eu nao assisti o programa, mas fiquei com vontade (o sono foi mais forte), de fato não tem como sabermos se eles vão gostar ou nao, afinal pode ser que nem voto, antigamente as pessoas não podiam e hoje em dia nao querem.
Fato que eu faço o blog tbm para eu voltar a lê-lo em algum momento da vida e me lembrar como eram as coisas naquela época, como foi o desenvolvimento e tudo mais, mas o fato é que não temos mesmo como nos proteger, nem se nao postarmos nada na net estamos sujeito a invasão de privacidade, sendo assim....
Não ha muita coisa q possa ser feita.

Juliana Reis disse...

Aline, também me pego pensando nisso... na verdade o meu caso é diferente, criei o blog pra mim, para expor a minha visão da maternidade, compartilhar experiências, pois desde que Dudu nasceu senti essa vontade, e protelei por mais de dois anos! Procuro expor ele o mínimo possível e quanto às fotos estou colocando marca d´água e evito colocar também.
Acho que você procura preservá-la, usa pelo menos o que está ao nosso alcance para isso, então fique tranquila.
* Depois de ler este post já pensei em apagar algumas fotos também...
Beijos

Aline Motta disse...

Eu acho que vc tem razão!!
Também o Bial levantar essas questões, logo ele que apresenta um programa igual ao BBB!! Acho que cabe a cada um de nós essa avaliação!

Abraço!!

Aline Motta disse...

Adorei seu comentário Patrícia, acho que é bem assim, o jeito realmente é pensar antes de postar, sempre. Essa com certeza será uma geração diferente.
Beijos e sucesso pra vc também!!

Aline Motta disse...

Não não Roberta, não tenho intenção de excluir esse blog, amo isso aqui, adoro a companhia de vocês, no máximo alteraria a forma de postar.
bjo!

Aline Motta disse...

Então Patrícia impossível não querer mostrar o desenvolvimento delas para nossa família, amigos. Postar fotos, contar as artes. Fico triste em saber que as pessoas usam a internet para fazer mal aos outros... Temos que ter cuidado sim.
Boa semana!

Aline Motta disse...

Eu no começo era bem lerda quanto a certas coisas, agora tirei a cidade que moro do meu perfil do Blogger, como estamos expostas aqui pretendo tirar esses dados do Facebook também, nunca se sabe quem está do outro lado. E quanto a evitar transtornos já te contei né? Tento me policiar quanto ao que escrevo, mas por mim escreveria o que me vem na cabeça. Padeço do mal de falar quase tudo que penso e isso não é bom. Concordo com você em suas colocações, mas na hora que ele começou a falar eu pensava, mas o que é que eu estou fazendo? Sou meio neurótica mesmo rsrs!!

Aline Motta disse...

Sabe que pensei em vc!! Você tem a autorização dela, sem culpas, uma beleza...
Então nunca postaria uma foto da Emilly pelada, eu acho lindo sem maldade, mas eu não sei a quem eu estou expondo ela, nem sei quem lê o blog, tantas visitas que o Google manda pra cá. vai saber qual a intenção da pessoa, e também ela pode não aprovar isso quando for mocinha.
Beijos!

Aline Motta disse...

Oi Helena! Obrigada pela visita, adorei sua participação aqui, volte sempre.
Também acho que cuidado nunca é demais e temos que pensar duas vezes antes de expor nossos filhos assim, tantos casos de pedofilia, tomo muito cuidado em postar fotos da Enilly!
Beijos em vc e na Camila!!

Aline Motta disse...

Muito bom saber a opinião de vocês, sempre bom saber pelos olhos de quem esta de fora!!
Beijos!

Aline Motta disse...

Então Aline quando comecei era bem inocente, mas ai fui aprendendo e agora não dou mais esse tipo de informação,tirei a cidade do meu perfil a alguns meses, mas esqueci do Facebook. vou retirar todos os dados pessoais de lá! E as fotos dela lá eu tb estou protegendo!

E a TV aberta anda com um nível tão ruim, desanimador!!

Beijos e obrigada pelos comentários sempre!!

Aline Motta disse...

Acho que ele tem uma certa razão, ainda mais estando no ramo. Deve ver muita coisa acontecer. Mas deve ser difícil não poder exibi-las. Imagino como são lindas!!
Obrigada!
Boa semana!!

Aline Motta disse...

Cris roubaram o face do meu marido, não sei como, então eu acho sim que todo cuidado é pouco.Poe marca-d'água lá tb!!

Aline Motta disse...

Brenda eu não acho que você expõe o Miguel não! E também não acho que vc deva excluir as fotos dele, eu não vou excluir as da Emilly. Faz como eu diminui a resolução delas e faz montagens, assim fica praticamente impossível de alguém aproveita-las, e sempre com a marca-d'água. É um presente nosso para nossos filhos, realmente não devemos ficar tão neuróticas... É só usar O BOM SENSO!! E eu adoro comentários grandes, acho que enriquecem o post, e é sinal que vc leu, tem gente que comenta sem ler!!

Aline Motta disse...

Também tenho esse desejo de voltar a lê-lo, vai ser um presente para mim também!! Imagina que delicia!!
Na realidade antes da internet já invadiam nossa privacidade... E se eu não posto, minha sogra , minha irmã, minha cunhada postam!!! Não há muito a fazer!

Aline Motta disse...

Juliana, da forma que edito as fotos fica quase impossível alguém copiar. O que tento evitar e fotos peladinha, ou que a exponha muito, por segurança. A marca-d'água já evita muitos transtornos!! E vc também posta poucas fotos. Nada que o exponha...
Beijos!!