15

Tudo sobre assadura em bebês


A Emilly nunca assou, então eu achava que assadura poderia ser por falta de trocas, descuido, alergia a fralda ou pomada. Domingo dei um pouquinho de macarrão que minha sogra fez junto com o almoço dela, ela não me avisou que tinha pimenta, quando provei e percebi a Emilly já tinha comido um pouco, o resultado foi que quando fez cocozinho a pele irritou na hora. E pra piorar ela está evacuando toda hora, acho que vem dentinho por ai, não está assada, mas o bumbum está vermelhinho, o que está resolvendo é a bepantol baby, e a maisena que estou colocando na água da banheira. Mas andei pesquisando e vou postar algumas coisas interessantes sobre o assunto.

O que é assadura?

A assadura ou Dermatite das Fraldas é uma inflamação cutânea causada por uma reação às fortes substâncias químicas e enzimas das fezes e da urina, aliada ao acúmulo de calor gerado por essas substâncias. A fralda faz com que essa mistura tóxica fique em contato com o bumbum de seu filho.

Se seu bebê tem uma assadura de contato - causada por uma reação a fezes, urina, sabonete, fralda descartável, calça plástica e/ou diarréia - a área ficará dolorida e sensível. A pele ficará vermelha e irritada. Talvez haja áreas inchadas e ulcerações superficiais. A pele poderá estar seca e descascar, com manchas descoloridas. Se seu filho tiver assadura por fungo - causada pela presença de Candida albicans no trato intestinal - a pele estará macia, brilhante e muito vermelha. As bordas das lesões e erupções estarão bem definidas e talvez haja pontos espalhados na área inguinal (virilha). Peça ao seu médico para diagnosticar a erupção, para que você possa tratar o problema corretamente.

A assadura é comum. Embora possa ocorrer em qualquer época que seu filho esteja usando fraldas, a idade mais propícia à assadura é em torno dos primeiros nove meses. Certos fatores aumentam o risco de assadura. Antibióticos, desidratação e diarréia, por exemplo, tornam a pele mais vulnerável a assaduras. O uso de fraldas descartáveis, além de contribuir para o problema do lixo não-degradável, também aumentou a incidência de assaduras. As crianças que usam fraldas descartáveis são mais propensas a assaduras do que as que usam fraldas de pano.

Quando assar...

Mesmo fazendo a higiene adequada, o bebê poderá ter assaduras, que nada mais que são do que inflamação na pele. Isso ocorre por vários motivos, mas é mais comum quando a criança está sensível, com a imunidade baixa devido a um resfriado ou virose, ou quando suas fezes estão mais ácidas, com cheiro forte, o que pode ser motivado pela troca de alimentação.

Confira algumas dicas práticas para ajudar seu filho a se livrar desse incômodo e quando é caso de procurar o médico:

- Se perceber que a pele do bebê na região das penras e do bumbum está irritada, limpe-a bem com água morna e sabonete, e faça as trocas de fraldas ainda mais frequente. . É bom deixar o bebê por alguns minutos sem fralda, em caso de tempo quente, para ventilar o local.

- Pele vermelha pede proteção extra com pomada contra assadura. Busque produtos fáceis de remover para não machucar a pele do bebê. Eles devem conter substâncias hidratantes, regeneradoras e hipoalergênicas, sem perfumes e corantes, para evitar maior agressão da pele já irritada. Mas nada de fórmulas com antibióticos e antifúngicos, a não ser com indicação médica. Já existem pomadas que previnem e tratam as assaduras.

- Não use talco na troca da fralda. Apesar de parecer adequado para manter as dobrinhas secas, o produto pode abafar a pele e irritar ainda mais.Também há risco de as partículas serem aspiradas pelo bebê;

- Nada de investir em receitas caseiras, como maisena ou outras substâncias, sem consultar o pediatra.

- Se a irritação não melhorar em 24 horas e ocorrer infecção, procure um médico. As assaduras são bastante doloridas e vão irritar o bebê. Nos casos mais graves, pode até ocorrer febre.

Aqui achei que a maisena ajuda, e aumentamos também a ingestão de água, troquei a hipoderme que sempre foi ótima, pela Bepantol Baby na hora do aperto. E agora vou deixa-la sem fraldas descartáveis, banho de sol também é ótimo.

Fonte: Saúde Informações e  Revista Crescer
Comentários
15 Comentários

15 comentários:

Luiza Navarro disse...

oitmo post Aline!
Sabe a Rafa tbm estava assada. todo dia estou colocando pomada, acontece q cortou um dentinho encima, e ela ficou evacuando tbm algumas vzs ao dia. O normal dela e fazer 1 vez ao dia, mas com essa historia dos dentes ela fez 3 vzs tadinha, fiquei morrendo de dò.
Q bomq vc postou sobre o asunto, li tudinho, pq eu tava justamente colocando talco nas dobrinhas, pra nao machucar a fralda, pq eu tava vendo q mesmo eu nao apertando a fralda, ficava mto marcadinho sabe, dai colocava, agora nao coloco mais, mas maizena e milenar neh? todo mundo usa, sempre usou, varios medicos recomendam, entao ey vou usar maizena sim. caso precisar.
Bjos nossos.

Thatyzinhaw disse...

ameii o poste , muito interessante !

Agora Somos Tres disse...

Minha piquinininha nunca ficou assada, mesmo assim em cada troca eu uso hipoglos com oleo de amendoas. Nunca provei a bepantol, dizem que é muito boa, né?

Vou ver se compro umas nessa minha viagem pro Brasil.

Bjus
T

Dani Rabelo disse...

é sempre complicado lidar com assaduras.... obrigada pelo post!

Beijos!

Josiane Caetano disse...

Por mais cuidados que tenhamos, as assaduras acabam aparecendo, não tem jeito! Graças a Deus existem pomadas tão boas ultimamente!

Stella disse...

Minha pequena tb nunca assou.... mais ja ouvi falar mesmo nessas coisas de alimentação.... sempre tem a primeira vez ne...
Adorei as dicas
bjs

Cristiane disse...

O Bu ficou assado uma vez devido a uma virose. Sempre usei dermodex prevent. Cris

Aline Patrícia disse...

Achei a maisena ótima! O talco nunca usei, os pediatras aqui no Brasil não recomendam!
Nem fale em dentes pra mim rsrs!!!
Obrigada Querida!!

Aline Patrícia disse...

Obrigada!!
Beijos!!

Aline Patrícia disse...

Eu gostei da bepantol!!
Mas a hipoglos também é ótima!!
Beijos!

Aline Patrícia disse...

Eju que agradeço Dani!!
Beijos!!

Aline Patrícia disse...

Ainda bem né?
Saram rapidinho!

Aline Patrícia disse...

A alimentação tem tudo haver!!
Obrigada!
Beijos!!

Aline Patrícia disse...

Essa também é ótima, já usamos!
Beijos!!!

Patty disse...

Obrigada!!! Pegar as dicas aqui me salvou!! E o bumbum mega assado da minha baby tbm!!! Usei dermodex tratamento com a maisena, só depois q passei a maisena ela parou de chorar : ) uffaaaa