Vocês já perceberam que muitas mães usam os filhos para competir com outras mães? Tenho observado isso o tempo todo, e não é só na blogosfera materna não, mas sim aqui no mundo real. Parece algo natural entre as mamães, mas não é bacana.
Muitas mães caem nessa armadilha: ficam preocupadas com o filho a partir dessas conversas. E outras nem precisam disso: fazem, elas mesmas, comparações dos filhos com outras crianças. E acabam concluindo erroneamente que seu filho está atrasado e não está se desenvolvendo bem!
Quando não acontecem comparações feitas pelas mães entre seus próprios filhos, as avós comparando os netos e por ai vai. Sabemos que é inevitável algumas comparações, é normal, mas a competição não, ela não é nada saudável. As pessoas parecem esquecer que as crianças são educadas de forma diferente, têm um ritmo próprio no desenvolvimento, vivem em famílias diferentes, ninguém é igual, cada um tem seu tempo. Pressionar os pequenos pode prejudicar o desenvolvimento deles. Comparações não são legais!
Eu sendo mãe odeio essas comparações, a minha filha é muito esperta, e o desenvolvimento dela sempre me surpreende, acho algumas coisas até precoce, mas ela ao contrario de muitas crianças da idade dela ela não dorme a noite toda, não pega mamadeira, mas não a comparo com as outras crianças, embora adoraria ela dormindo a noite inteira, ela tem seu próprio ritmo, sabendo respeitar isso e fazendo minha parte, na hora dela, ela vai sim dormir a noite toda, vai parar de mamar varias vezes de madrugada e vamos ser felizes para sempre. Acho que exagerei rsrs.
E não é só as mães que ficam competindo qual filho é melhor não, as avós também, acho que muito mais que as próprias mães. Lembrei de uma conversa da minha sogra com uma conhecida, a avó adora exibir a neta exageradamente hehe, mais tudo que ela contava da Emilly a amiga dizia que o neto da mesma idade fazia o dobro. Fiquei boba com a conversa, e claro que mesmo minha sogra exibindo a neta ao extremo a outra saiu ganhando, o neto dela é o melhor. Duas exageradas kkk, mas é claro que cada uma das duas tem o neto mais esperto, mais inteligente, mais desenvolvido, mais perfeito que a outra. E tem muita mãe assim, toda mãe sempre vai achar que tem o melhor filho do mundo. Eu tenho!! E sei que você também tem! Só temos que respeitar a individualidade dos nossos filhos. Afinal seu filho é único, nem melhor nem pior, apenas único!
E você respeita as diferenças do seu filho? Dê sua opinião!
Beijos nossos!