25

Higiene bucal nos bebês


Sempre faço pesquisas sobre as fases que estamos vivendo, sobre as mudanças na rotina da Emilly, pediatra da rede pública nem sempre nos orienta direito, as consultas são rápidas então vou me virando e o assunto da vez é a higiene bucal. Trabalhei quase 5 anos como auxiliar de consultório odontológico, nunca tive uma carie na vida, então esse assunto me preocupa, quero cuidar da dentição da minha pequena. Dos textos que encontrei esse foi o melhor, dei uma resumidinha.

Engana-se a mamãe que acha que deve se preocupar com a limpeza da boca e dos dentes do bebê só depois que os dentinhos surgem na boca. Pior ainda são as mães que acham que dentes de leite não precisam de cuidados, pois têm vida curta.
 Os dentes de leite são sim importantes e merecem todo o cuidado. São eles que guiam o nascimento dos dentes permanentes, que abrem os espaços para a dentição posterior e são essenciais para uma boa mastigação e para a fala.

Os primeiros dentes nascem ao redor do sexto mês de vida, mas a limpeza da boca deve começar antes, com uma gaze ou fralda molhada em água filtrada, passe por toda a boca da criança, limpando gengiva, bochechas e língua.

Fase pré-escova - Cada idade tem um jeitinho de fazer a limpeza da boca do bebê. Logo que os dentinhos nascem, a gaze ou fralda é substituída por uma dedeira. Da dedeira, a escova de dente infantil já é recomendada. O fio dental é recomendado assim que os primeiros dentes surgem.

O uso de creme dental só deve ser usado sob orientação do odontopediatra, que indicará quando e qual creme usar, já que para os pequenos não pode conter flúor devido à imaturidade da deglutição - a criança ainda não está suficientemente preparada para engolir todo o flúor que, em excesso, pode fazer mal à saúde dos dentes permanentes.

Cárie de mamadeira - Existe um mal que acomete cerca de 60% das crianças de até três anos de idade e que pode ser evitada com algumas atitudes: a cárie de mamadeira, provocada principalmente pela alimentação noturna da criança (seja o leite materno ou não) seguida do sono sem a devida higienização.

A saliva tem uma ação protetora dos dentes e ajuda a manter a boca limpa, mas durante o sono, a quantidade de saliva diminui, favorecendo a rápida instalação da cárie.

A cárie de mamadeira provoca muita dor e ataca todos os dentes da criança em um curto espaço de tempo, provocando mau hálito, deficiência na mastigação e na fala, além de ficar com uma estética feia. Se a mamãe observar manchas brancas opacas nos dentinhos do seu filho, leve imediatamente ao dentista. Essa machinha é o início da cárie.

Outros fatores que provocam a cárie de mamadeira são o uso excessivo de açúcares na alimentação da criança e o hábito que algumas mamães têm de adoçar a chupeta para acalmar o bebê e fazê-lo dormir.

Como a cárie é ima doença infecciosa, isto é, passa de pessoa para pessoa, evite assoprar a comida da criança, dividir o mesmo talher ou beijar a sua boca, pois se estiver com cárie, pode contagiar a criança.
A boa higienização oral desde bebê é um bom começo para uma dentição saudável no futuro.

Leve a criança ao dentista a cada seis meses, a partir dos seis meses de vida da criança para a prevenção de cáries.

Fonte: Bruno Rodrigues
Comentários
25 Comentários

25 comentários:

Mamã babada disse...

Sim sim linda só tenho mesmo e agradece-la pela ajudinha...acho que ate com a marca d'água a tal maluca ainda há de dar um jeitinho de retirar e usar as fotos :( ...uma grande pena gosto tanto de tirar fotos a minha menina :@


Jinhos da Ana e de Mama!!!

Anne kelly disse...

Quanta coisa que agente precisa saber, será que já posso começara minha pequena?Amo esses posts de cheios de utilidades hehe, bjinhus...

Juliana Reis disse...

Oi Aline, pode usar a frase.
É muito bom estarmos atentas a cada detalhe na educação e higiene dos nossos pequenos, gostei do texto. Beijos

Futura mãmã disse...

Eu tb acho muito importante a saude da boca dos pequenos rs
bj

Ella disse...

ótimo post!
Eu só fiquei sabendo de tudo isso depois que engravidei e comecei a ler e sempre me perguntava se todas as mães tinha acesso a essas informações.
Eu sempre vou com as meninas a cada seis meses para cuidar dos dentes e prevenir o aparecimento de cárie.
E hoje é sexta-feira! Um ótimo início de final de semana.
Bjus
Rafaelando

Kariny disse...

Esse é mesmo um assunto muito importante, e esquecido por muitas mamães - e até mesmo por alguns pediatras! Confesso que quando a Kamila não tinha dentes eu não tinha tanto cuidado, nem sabia que precisava cuidar, quando fui descobrir, ela já tinha dentes! Passamos uma fase bem difícil, ela não queria escovar os dentes de jeito nenhum, chorava, gritava, tentava fugir, as vezes eu tinha que segura-la a força e escovar. Mas o tempo passou, e hoje ela adora escovar os dentes :) Beijos e um ótimo final de semana a vcs!

Aline disse...

Já tinha ouvido falar q a cárie era transmitida,porém havia esquecido,bom texto viu?!

Bjs!

Ingrid Faria disse...

Ótimo post!! Sempre levo a Ingrid ao dentista a cada 6 meses pra cuidar dos dentes e prevenir as cáries.
Sempre cuidei dos dentes dela até antes de ter os dentes, rs

Beijos
Lilia

Cristiane disse...

Legal!! O Bruno adoro escovar os dentinhos. afinal tudo é estímulo e ficar em cima mesmo... O ano passado ele foi ao dentista e estava tudo OK .Cris

Maria Heloisa disse...

Realmente é um assunto de extrema importancia, eu fiz até uma postagem no blogger sobre o assunto e temos que sempre está alerta.
beijinhos ♥

Camila Garcia disse...

Mais um post cheio de informações!!
Obrigada Aline!!

Bjs

Josiane Caetano disse...

Ah, que dureza escovar dentes de bebês! Mas realmente isto é MUITO necessário! Continuo na luta diária aqui em casa, quem sabe um dia a Beatriz gosta...
Bj

Aline Motta disse...

Pena mesmo!! Não dá pra confiar!
Alguém tinha que dar jeito nisso!!
Bjos!!

Aline Motta disse...

Anne pode sim!!
Usa a fraldinha!!
Obrigada, bjos e bom fim de semana!!

Aline Motta disse...

Obrigada Juliana!! Já usei!!
Bjos!!

Aline Motta disse...

Muito importante!
Bj!!

Aline Motta disse...

Obrigada Rafa!!
Bom fim de semana!!
Bjos!!

Aline Motta disse...

O pediatra nem tocou no assunto.Aqui tb é uma briga!!
Devia ter começado antes, agora é na marra rsrs!
Bjos!! Bom fim de semana!

Aline Motta disse...

Em soprar a sopinha eu não sabia!!
Bjos!!

Aline Motta disse...

Isso é ótimo, vai evitar problemas futuros!
Continue assim mamãe cuidadosa!
Bjos!

Aline Motta disse...

Vc ta certa, é o habito, se continuar assim nunca terá problemas!!
Bjos em vcs dois!!

Aline Motta disse...

Humm vou lá ler!!
Muito importante mesmo!
Bjos!!

Aline Motta disse...

Obrigada Camila!
Fico feliz!
Bjos!!

Aline Motta disse...

Talvez nunca goste rsrs!
Mas cria o hábito, o que é ótimo!
Bjos!!

Chris Ferreira disse...

OI ALine, é muito importante pesquisar e obter o máximo de imformações sobre cada fae e com conhecimento agir da melhoraforma para o crescimento dos nossos filhos. Muito legal o seu post.
beijos
Chris
http://inventandocomamamae.blogspot.com/