20

Alimentos perigosos para bebês





Mel, morango, amendoim estão na lista dos alimentos proibidos antes de 1 ano de idade. Saiba quais outros alimentos fazem parte dessa relação. São dicas importantes mamães. 

1. Leite de vaca

Ele não deve ser oferecido para o bebê antes do primeiro aniversário porque é difícil ser digerido e pode causar constipação intestinal, anemia e intolerâncias alimentares.


2. Mel

Outro alimento que só deve entrar no cardápio depois de 1 ano de vida. O mel pode esconder um tipo de toxina capaz de desenvolver uma forma de botulismo (é uma forma de intoxicação alimentar rara mas potencialmente fatal, causada por uma toxina produzida pela bactéria Clostridium botulinum
)
  em crianças de poucos meses. Nessa idade, a flora intestinal ainda está em desenvolvimento e não consegue barrar a ação dessa bactéria.


3. Ovo

Segundo as novas recomendações da Sociedade Brasileira de Pediatria, o ovo pode ser introduzido a partir do sexto mês. Antes, ele só entrava em cena no nono mês (a clara apenas depois de 15 meses). Converse com o seu pediatra para juntos combinarem como agir.

4. Frutos do mar

Eles são recomendados somente após o primeiro ano de vida por disparar reações alérgicas.

5. Morangos

É uma delícia, mas espere seu bebê completar 2 anos para apresentá-los por causa do uso excessivo de agrotóxicos nessa fruta.

6. Peixe

A Sociedade Brasileira de Pediatria também liberou o consumo de peixes a partir do sexto mês. Converse com o seu pediatra e, quando oferecer, não se esqueça de retirar toda a espinha.

7. Amendoim e nozes

Eles tradicionalmente causam muita alergia, por isso aguarde até 1 ano e meio para oferecê-los. Ou mais, caso haja o histórico familiar de problemas com algum desses alimentos.



Fonte Bebe Abril
Comentários
20 Comentários

20 comentários:

Cristiane disse...

Esperei mesmo pra dar mel... Cris

Aline Motta disse...

O mel é perigoso, tenho um post pronto só sobre ele!

Cadinho RoCo disse...

Bela publicação de utilidade pública.
Cadinho RoCo

Aline Motta disse...

Muito Obrigada!

Andy Santana disse...

Seu blog cada vez melhor..
adorei o post..
importantíssimo isso.
beijos

Aline Motta disse...

Obrigada Andy!
A intenção é ajudar sempre!
Bjos!

Nivea Sorensen disse...

Aqui na Irlanda o morango é liberado. O Erik come desde os 4 meses. Depois dos 6 meses eu também comecei a usar leite de vaca na preparação dos alimentos, conforme orientação dos médicos daqui.
Um beijo

Rafaela disse...

Eu sempre segui essas dicas, eu não conhecia a do morango e por sorte nunca dei para as meninas quando era pequenininhas, rs.
ótimo post!
Bjus

Aline Motta disse...

Essas são recomendações da Sociedade brasileira de pediatria, ai você já viu que aqui no Brasil o uso de Agrotóxicos são abusivos, teve uma pesquisa em uma cidade, que não lembro o nome, onde foi encontrado agrotóxico no leite materno, devido a alimentação da mãe, um absurdo, imagina a taxa de agrotóxicos nos alimentos que elas estavam ingerindo! O morango não é recomendado só por esse motivo, ai na Irlanda a conduta deve ser diferente. Bjos!

Aline Motta disse...

Obrigada!
O morango não é recomendado, por causa do excesso de agrotóxico no seu cultivo! Bjo!

Josiane Caetano disse...

Nunca dei mel nem ovos pra filhota, mas o morango sem chances: o suco fica uma delícia junto com manga. Tem coisa que não dá pra resistir...rs
Boa quarta!

Ingrid Faria disse...

Não sabia dessa do morango, ainda bem que não dei para a Ingrid né? rs
Ótimas dicas, vai ajudar outras mamães também!!

Beijos

Cristiane disse...

Melhoras amiga!!!! Quero ver seu bolo. !! Cris

Chris Ferreira disse...

Oi Aline,
muito bacana seu post. Extremamente esclarecedor!
Beijos
Chris
http://inventandocomamamae.blogspot.com/

Aline Motta disse...

Deve ser bom mesmo! Deu até água na boca!!
Bjo!!

Aline Motta disse...

Obrigada!
Espero que sim viu!!!
Bjos!!

Aline Motta disse...

Já estou 50% melhor rsrs!!
Vou fazer!
Bju!

Aline Motta disse...

Obrigada Chris!!
Bjos!

Mariana disse...

Nossa...não tinha idéia.
Tomei a liberdade de imprimir duas cópias do seu post para colar nas geladeiras de uns palpiteiros de plantão que querem ficar oferecendo comida ao meu pequenino tá!!!
Beijos

Aline Motta disse...

Fique a vontade!!! É pra isso mesmo rsrs!!!
Bjos!!