1

Icterícia Neonatal e a Emilly de volta ao hospital


A Emilly  fazendo fototerapia



Com 7 dias de vida levamos a Emilly para o retorno na pediatra, estava tudo perfeito, ela tinha ganhado peso, estava mamando em mim, o coto umbilical já tinha caído, mas ela estava bem amarela, já tínhamos notado, e estávamos tratando de forma caseira, dando banhos em chá de picão, entre outros, e também banho de sol (que mal dava as caras), mas a pediatra pediu um exame para verificar os níveis de bilirrubina no sangue.

 Na hora de coletar o sangue já foi um sofrimento pra mim,
chorei junto com ela. Fiquei ansiosa com o resultado do exame. O José Neto, meu marido, foi buscar e o que eu temia aconteceu, ela teve de ser internada para fazer fototerapia, e foi muito difícil pra mim me derreti em lagrimas, não conseguia parar de chorar, mas o pai fez tudo para me deixar mais calma, pagou um quarto só para agente poder ficar juntinho com ela mesmo sem poder pega-lá, e olha que foi um absurdo o que nós gastamos e sofremos naquele hospital, a falta de educação da pediatra, que não aceitava perguntas, queria deixar agente no escuro, depois desse episódio trocamos de pediatra, e também o descaso de algumas enfermeiras, como a Emilly tinha que ficar vendada porque o contato com a luz direta podia até deixar ela cega, elas enfaixaram a cabecinha dela, mas tudo muito mal feito, a faixa descia e tampava o narizinho dela dificultando a respiração dela, pedíamos para elas arrumarem e elas nem se davam o trabalho de mexer na faixa, nunca passei tanta raiva na minha vida, a Emilly sofreu muito e eu então nem falo, a pediatra disse que se eu  continuasse assim meu leite ia secar, minha sorte é que ela sempre foi uma bebê muito boazinha, não deu trabalho, eu dei muito mais trabalho que ela rsrs! Mas foram 48 horas que espero nunca mais se repetir. Tirava o leite do peito e dava para ela na mamadeira, trocávamos ela no bercinho, tudo para não tira-la da luz. Tive muito medo dela não querer mamar mais em mim. Mas isso não aconteceu ela adora mamar no peito.
 Tivemos que interna-lá porque os valores normais de bilirrubina no sangue são 0.6 mg/dl e os da Emilly estava 14,9mg/dl, estava tão alto que  o figado estava sobrecarregado. O que poderia deixar sequelas. A que a Emilly teve foi uma mais rara e mais grave, que ocorre por incompatibilidade de grupo sanguinio entre a mãe e o bebê. Mas graças a Deus tudo isso já passou. Não desejo o que passamos pra ninguém.
Ps: tem um post mais recente que esclarece bem o que é  ictericia neonatal.
Comentários
1 Comentários

Um comentário:

Anônimo disse...

O do meu filho também deu esse valor, ele já tá com 1 mês e alguns dias e nada da pele dele desamarela isso me deixa muito preocupada no começo ele fez fototerapia e baixou pra 10 mas dizem q pode volta e ele pegou alta pra pega sol em casa mais raramente aparece o sol queira saber como tá sua bb hoje em dia ???