8

Sugestão de leitura - O Diário de Bordo do Parto

Há alguns meses recebi um e-mail sobre um livro que o tema me interessou muito, um livro que esclarece todas as duvidas das gestantes e da família sobre o parto, um livro cujas informações podem auxiliar e muito para a escolha de um parto consciente e feliz. Solicitei um exemplar para ter mais informações e pode compartilhar com vocês, já que une minhas duas paixões, a maternidade e a leitura. Quero agradecer a Dra Luciana Herrero e a Aninhare que gentilmente enviou um exemplar e é sobre ele que vamos falar neste post, se trato do livro Diário de Bordo do Parto - Guia prático para um parto consciente e feliz!



Nas primeiras paginas do livro eu já percebi o quanto as informações ali presentes me fizeram falta quando eu era gestante. Falando de forma bem honesta, eu tinha pavor do momento do parto. Vivia de site em site, de blog em blog em busca de informações e relatos de partos. Ouvia historias de partos das pessoas, e acabei optando com total apoio do meu obstetra e da família pelo parto cesáreo.


Claro que tive que pagar um preço pela falta de informação, por mais que buscasse não tinha as informações que eram realmente importantes, as que realmente me auxiliariam em fazer melhor escolha. Como por exemplo os riscos que uma cesariana agendada pode trazer para o bebê, não sabia que viria sentir essa dor desconcertante que sinto na cicatriz da cesária devido a uma endometriose ,que nesse livro descobri que a cesária pode ser uma das causas, coisas que nenhum medico me contou. Assim como também não me contaram que a ictericia que levou minha filha de volta ao  hospital com apenas 7 dias de nascida pode ter sido causada pelo parto precoce, já que com 37 semanas  a bebê estava muito grande, eu estava ansiosa, e sentia muita dor (minha gravidez foi bem dolorosa, tive que fazer até fisioterapia, estava acima do peso o que não ajudou muito) o meu obstetra resolveu marcar a cesariana durante uma consulta para o próximo dia.


Não sei se conseguiria um parto normal, devido minhas condições, devido ao tamanho da bebê, mas a certeza que tenho é que aguardaria a hora certa dela nascer. Creio que o medico naquele momento disse apenas o que eu queria escutar. E eu que tinha me preparado tanto, estava totalmente despreparada.

Então mamãe, eu recomendo que você se prepare para o seu parto, que você se informe para viver esse momento tão especial da melhor forma possível. Que você e o pai do bebê, juntamente com sua família, possa planejar esse momento, e independente da escolha, você tenha certeza que fez o melhor por você e pelo bebê. Eu recomendo que você leia esse livro, e que assim como eu se sinta amparada para fazer o melhor, pois após quase quatro anos do meu parto, eu me senti assim, amparada por tudo que esse livro me ensinou. Eu vi que não estou sozinha em minhas aflições, me emocionei com os relatos de partos e até chorei com alguns. Esse livro é um verdadeiro presente.


Uma leitura leve, um livro em um formato diferenciado, me senti dentro de um diário de verdade, com a diagramação linda. Não é uma leitura cansativa, achei a leitura surpreendentemente dinâmica e a acolhedora. Me encantei com esse livro, já quero ler o primeiro livro da Dra Lú e o que será lançado sobre amamentação. outro tema importantíssimo que precisa mesmo ser abordado.

Vamos ter mais postagens sobre o livro, pois um assunto tão rico não dá para ser abordado em uma unica matéria, e claro que pra ter acesso a tudo que vocês precisam saber, e para entender o que estou falando vocês precisam ler o livro. Eu queria muito tê-lo conhecido na gestação, ter me preparado mais e ter feito as melhores escolhas, e é isso que desejo para vocês, e é por esse motivo que recomendo essa leitura.



O Diário de Bordo do Parto - Marco, ponto inicial, ponte, portal ou rito de passagem: são muitos os nomes e significados associados ao nascimento de um filho. O fato é que dar a luz é mais do que um fenômeno biológico. É uma experiência física, emocional, espiritual e social, capaz de mobilizar sentimentos e deixar marcas profundas, tanto boas quanto ruins - e tanto na mãe e no pai quanto no bebê. Muitas mulheres sentem o parto como um momento de autotransformação e descoberta, um rito de passagem extremamente positivo. Para algumas, esta mudança é vivida nos primeiros minutos do pós-parto. Para outras, o sentimento aumenta um pouco a cada dia e vai ficando cada vez melhor. Infelizmente, o parto não é uma boa recordação para todas as mulheres. Há casos em que o nascimento do filho fica marcado como um ato de violência, uma experiência frustrante e triste. Mesmo que ninguém entenda (afinal, mãe e bebê estão em boas condições de saúde), a sensação que fica para essas mulheres é de algo se perdeu pelo caminho, foi roubado. Sugiro que você compartilhe cada pedacinho deste guia com seu parceiro e entes queridos. Se eles também estiverem preparados, mais tranquila será a chegada do bebê.

Para conhecer mais sobre os livros, sobre a autora e seus projetos, basta seguir os links.

Site da autora: Blog da Dra Luciana Herrero
Pagina no Facebook: Dra Luciana Herrero
Canal no YouTube: Clique Aqui
Instituto Aninhare

Obrigada Dra Lu, pela oportunidade de
compartilhar seu projeto ajudando mais mamães.

Espero que tenham gostado, em breve mais informações sobre o livro!
Comentários
8 Comentários

8 comentários:

Rayssa disse...

nossa eu quero esse livro eu amo falar desse assunto.

beijinhos
falaseriorah.blogspot.com.br

Unknown disse...

É sempre bom ter um livro para tirar as dúvidas das mamães de primeira viagem. Parabéns!!!
Bjjs!
www.robertadiniz.wordpress.com

Unknown disse...

Que legal.. muito bom o post.
Já ouvi falar muito bem do livro =)

Unknown disse...

Excelente livro muitas ma~es tem muita duvida sobre o assunto ele ajudaria bastante ..


www.studiocriativoarteemeva.blogspot.com

Adriana Lara disse...

ótima dica para as mamães de primeira, segunda, terceira... viagem! bjs

Minda Silva disse...

Na época em que engravidei não tinha nada disso ...
Que bom que existe esse tipo de ajuda hoje em dia ...
Essa é uma ótima indicação para as mamães de primeira viagem ...

Bjos Aline!
Minda

Alessandra disse...

Parece muito bom mesmo.Vou passar a indicação pras amigas!

Quézia Silva disse...

Adorei conhecer seu blog. Um feliz e abençoado Natal para você e sua família.

Beijos

Quézia Silva
http://kemuelpresentededeus.blogspot.com.br/