![]() |
1 semana antes de você completar 8 meses! |
A criança desenvolve a habilidade de engatinhar e logo dispara pela casa como um foguete em todas as direções, inclusive de ré. Consegue até mesmo engatinhar com uma das mãos, levando um brinquedo ou objeto na outra. Não é atoa que te chamo de foguetinho rsrs!!
Quando a criança engatinha ela ganha independência para se locomover sozinha, buscar o brinquedo que está longe, procurar a mãe pela casa, ir atrás de barulhos. E, com isso, demonstra sua vontade, sua inteligência, sua personalidade. Se jogam dos degraus, pegam tudo que não pode, e mostra como vai ser custosa
Com o engatinhar vem logo a vontade de ficar em pé. A criança gasta um bom tempo do seu dia debruçando-se em móveis, camas e mesas baixas para levantar e ficar em pé sozinha. Embora tenha força nos braços e pernas, não consegue largar as mãos e se manter firme. Logo cai sentada. Ou de cabeça no chão, que é bem mais provável. Aqui agora você está gostando do cercadinho, fica rodeando ele o dia todo, e quando cai, não doí tanto quanto no chão!
O bebê de 8 meses já reconhece o seu nome quando é chamado e algumas outras palavrinhas repetidas constantemente pela mãe. Sua linguagem continua evoluindo e ele não para de balbuciar sílabas e testar sua voz e os sons que produz, dando diferentes entonações. Realmente, mas você ainda não entendeu a palavra que mais repito, NÃO, mas está super tagarela, até canta e dança, uma fofa, grita, briga com a mamãe e imita a mamãe . Sua linda!
Sua capacidade de brincar é grande e ela participa ativamente das brincadeiras propostas, trocando sinais com os adultos e demonstrando diferentes reações às provocações. Nessa fase, ela começa a imitar gestos. E deixa a mamãe babando!
Outra característica do bebê de 8 meses é que ele quer morder tudo, até as pessoas, mas como uma forma de carinho, para experimentar. Também aprende a usar as mãos de todas as maneiras, inclusive para puxar os cabelos da mamãe. Você puxa nossos cabelos desde de sempre, acho que foi a primeira coisa que fez, é sua brincadeira preferida com seu pai. Tenta arrancar meus brincos. E quanto a morder, nem vou te falar nada... Como sofro!!!
Como estimular o bebê de oito meses?
“Cadê a mamãe? Achou!”. O bebê de 8 meses adora essa brincadeira em que a mãe se esconde atrás de uma fralda e ele tem que tirar o pano do rosto para achá-la. Você prefere se esconder e aparecer!! E faz sozinha, super esperta!
O desenvolvimento social da criança é expressivo no oitavo mês. Os pais podem introduzir brincadeiras como fazer caretas e sons para a criança imitar, bater palma, brincar de pegar e soltar e colocar o bebê a cavalo sobre a barriga. Brinquedos para martelar, empilhar e desmontar podem distrair a criança durante certo tempo. Nós já somos seus cavalinhos e você faz cavalinho sozinha!
Faça a experiência de colocar o bebê em frente a um espelho e veja como ele faz festa para a própria imagem. Você totalmente apaixonada por sua imagem!!!
Como dissemos anteriormente, a educação da criança começa logo após o nascimento. Quando ela coloca o dedo na tomada, enfia um chinelo na boca, pega um enfeite da mesa da sala, os pais devem dizer “não”, com voz séria e firme, para que ela aprenda os seus limites. Ou para você rir da minha cara né?
Certamente o bebê não vai compreender o significado da palavra “não”, mas vai notar o tom da voz da mãe, a cara séria e assim, com o tempo, entender que não deve mais fazer aquilo. É minha esperança!!
O importante na educação do bebê é que os pais saibam respeitar os filhos. O correto é que digam “não” olhando nos olhos da criança, retirem o objeto inadequado da mão do filho, fale com a voz firme e sem berrar. Só assim a criança vai aprender a respeitar e obedecer aos pais. Amém!!
Fonte www.GUIAdoBEBE.com.br e A arte de ser mãe de um foguetinho
