1

Seja mais paciente com seu filho





Todos nós somos humanos com preocupações e estresse do dia-a-dia. Às vezes perdemos a paciência e temos vontade de jogar tudo para o alto. Quando se tem filhos envolvidos e família não é tão fácil assim.

Recentemente assisti a dois filmes que retratam bem o dia a dia que muitas famílias vivem: “Uma mãe em apuros” e “Bem-vindo aos 40”. Os dois filmes mostram famílias com problemas com dinheiro, com filhos, escola, etc.
A diferença é que no primeiro, as crianças são menores (uma tem 5 anos e o outro é bebe) e no segundo filme são duas meninas adolescentes. De uma maneira mais leve e muitas vezes cômica, os dois filmes mostram que e possível superar as dificuldades do dia a dia.
É muito importante que o casal tente resolver uma coisa de cada vez e assuma quando errou. Nos dois casos retratados, os dois casais se admiram mutuamente e existe respeito.
Ao assistir os filmes pude me dar conta de como o cotidiano de todos nós é corrido. Não existem fórmulas de como devemos agir. Mas algumas dicas nunca são demais:

- Comunicação
: Primeiro é necessário que se perceba qual o tipo de comunicação verbal e não verbal que era usada na família de origem de cada um dos pais, para depois criar a própria. Com tempo e paciência a comunicação das famílias de origem começará a fazer parte da nova família e haverá uma mistura.
- Flexibilidade: Para diminuir o estresse é necessário ser flexível quanto à mudança de planos, horários e compromissos que ocorre no dia a dia.
- Paciência: A paciência nesse momento é uma grande aliada dos adultos para que os obstáculos sejam superados e também entender que uma família é criada com anos de erros e acertos.
- Senso de humor: Conte com o bom humor para manter a família junta e enfrentar dificuldades. Bom humor é fundamental para quando acontecerem mudanças de planos.
- Respeito ao outro: Nem todos precisam pensar igual para que haja respeito ou entendimento.
- Aceite imperfeições: Aceite que não existe família perfeita. Se você quiser uma família perfeita só ficará frustrado (a). As famílias da televisão não são reais e todos temos imperfeições.
- Seja você mesmo: Não tente ser o que você não é. As pessoas captam muito rapidamente o que você esta tentando mostrar ou ser.
- Honestidade: Seja honesto quanto aos seus valores para que você passe um senso de confiança. Não tenha medo de mostrar os seus valores, só assim poderá criar um ambiente de carinho e amizade.
- De espaço a todos: Em uma família a fim de que relações saudáveis sejam formadas é muito importante que todos tenham espaço para se colocarem.

Desconheço autoria!
Comentários
1 Comentários

Um comentário:

Unknown disse...

amiga amei as dicas como você falou nunca
são demais e muitas já tinha esquecido
hoje tenho até mais paciência
mais antes aff

linda tarde bjs

http://sermamaepelasegundavez.blogspot.com.br/