Foi nesse texto que li sobre o tomate do post anterior, acho que é útil para as mamães que assim como eu está começando a introduzir alimentos sólidos na alimentação dos bebês. A Emilly começou a comer frutinha com 5 meses e agora que vai fazer 6 vai começar a comer a papinha salgada! Eu amamentei exclusivo e livre demanda, e agora é tudo novo, uma nova fase. Eu fico cheia de duvidas, ainda bem que vamos ter uma consulta só para tirar essas duvidas. Segue o texto fiz pequenas modificações porque o Google traduziu a pagina e ficou cheia de erros, se estiver alguma coisa que não der pra entender me desculpem mas fiz o possível, no fim tem o link do site de onde ele foi tirado, aproveitem pra conhecer!
Abacate
Com suave consistência e sabor, a pêra abacate é uma das regalias que se pode saborear todo o ano, poderá dá-la ao seu filho a partir dos nove meses de idade. Deverá ter o cuidado de a transformar em papa, esmagando-a ou a partir dos 18 meses de idade poderá parti-la em pedaços e servir em salada de frutas. O abacate contém uma consideravel quantidade de gorduras e não contém colesterol dado que é um alimento de origem vegetal.
É um dos primeiros alimentos que podem ser introduzidos na alimentação do bebê, tem um sabor doce e também pode ser comida durante todo o ano. A abóbora é fonte de vitamina A e de ferro.
O bebê poderá comer acelgas a partir dos 9 meses de idade. Poderão ser cozidas, picadas e misturadas com outros alimentos ou puré. As acelgas são ricas em vitamina A e C, Cálcio e ferro. Têm muita fibra e são aconselhados a bebês com problemas de obstipação ( pesquisei é prisão de ventre).
É um vegetal com muito paladar, aconselhado para sopas e saladas, pode ser introduzido a partir dos 6 meses de idade, mas só a partir dos dois anos em saladas. É muito rico em cálcio e ferro e em vitamina C.
Este vegetal pode ser introduzido a partir dos 9 meses de idade. É muito rico em fibra, cálcio e potássio, é antioxidante.
É produzido na Primavera, este vegetal necessita de ser bem cozinhado. Apenas um bebê depois de um ano de vida é que o poderá provar. É muito rico em ferro e em vitamina A.
É um vegetal que podemos comer durante todo o ano. Podemos fazer sopa de alface para o nosso filho com mais de 6 meses de vida e a partir dos 24 meses já poderá comer em cru. Este vegetal contèm uma elevada quantidade de água e fibra.
Apesar de ser utilizado como condimento, pode dá-lo a comer em sopa a partir dos 10 meses de vida ao seu filho. Tem um sabor intenso, daí ser aconselhavel ser comido cru após um ano e meio. O alho é um antioxidante natural, contém uma grande quantidade de fósforo e potássio. (Quem come alho crú rsrs a Emilly não vai comer)
O seu bebê poderá comê-la a partir dos 4 meses de vida, deve ser dada em puré, é optima para sopas, tem bastante fibra. Esta é muito rica em hidartos carbono, é fonte de vitamina A, cálcio e potássio.
Poderá cozinhá-la bem e dá-la a partir dos 9 meses. É muito boa para rechear tartes, que o seu filho poderá comer a partir dos 12 meses. ( Tartes = tortas )
Apartir dos 9 meses já poderá dá-la ao seu filho bem cozinhada, e em puré ou esmagada. Também é muito boa para tartes ou souflés. Os brócolis são ricos em cálcio,potássio, vitamina C, ácido fólico.
A cebola é um dos vegetais mais utilizados na nossa alimentação, tanto crua ou cozida tem um sabor muito intenso e é aconselhada em todo o tipo de comida desde molhos, tartes,saladas, e muito outros pratos de carne e peixe. Pode oferece-la ao seu filho apartir dos 6 meses se for em sopa e crua apenas depois dos dois anos.
É um dos primeiros alimentos a serem introduzidos na alimentação de uma bebê, apartir dos 4 meses de idade. é servida inicialmente em forma de sopa e posteriormente crua por volta dos 2 anos de idade. É rica em vitamina A, zinco, potássio. Crua é também rica em fibra.
É um vegetal que pode oferecer ao seu filho a partir dos 7 meses de idade, são apropriados para grande variedade de cozinhados. São ricos em ferro.
Desde que bem cozinhada poderá oferecê-la ao seu filho depois dos 9 meses. Deverá ser servida juntamente com outros alimentos. É rica em vitamina C.
Esmagadas o bebê poderá comê-las a partir dos 9 meses. São muito boas para puré e sopa. As ervilhas são ricas em ferro, zinco, fosforo, vitamina C e são ao contrário do que podemos pensar um dos alimentos que mais calorias fornece.
São um dos alimentos dificeis de cozinhar, deverão ser introduzidos com cuidado apartir dos 9 meses. Apenas poderão ser comidos como nós adultos os comemos depois dos 2 anos. São muito ricos em fibra e ferro.
Cozidos e misturados com puré ou sopa poderão ser introduzidos apartir dos 8 meses de idade e podem ser cozinhados e misturados das mais variadas formas. Estes são ricos em vitamina C, ferro, zinco, potássio, cálcio, ácido fólico.
Este vegetal pode ser cozido e servido aos bebês com mais de 10 meses de idade. Deve ser bem cozido e servido em sopas no inico e posteriormente depois dos 2 anos ser comido como nós o comemos. É muito rico em fibra.
Bem cozido pode ser servido ao seu filho depois dos 9 meses, para poder ser comido em salada apenas depois dos dois anos e meio pois é muito duro e dificil de mastigar. É rico em cálcio, ferro e vitamina C.
Costuma ser um dos vegetais preferidos das crianças. Poderá misturá-lo qualquer tipo de comida, partir dos 8 meses o seu filho poderá prová-lo mas comido ao natural apenas depois dos 3 anos devido aos engasgos não é aconselhado antes. É muito rico em fibra, e hidratos de carbono.
Apenas depois dos 2 anos é que poderá ser dado a provar às crianças, crus não são saborosos mas cozinhados dão muito sabor aos vários pratos de alimentos. É rico em ferro, vitamina C e caroteno.(Pimenta para bebês? Como assim?)
Apartir dos 9 meses pode introduzir este alimento principalmente em sopas. É muito rico em cálcio.
Este é um dos alimentos muito saborosos que apenas podem ser introduzidos após um ano. Tenha cuidado pois este tipo de alimento pode provocar alergias ao seu filho por isso fique atenta. É muito rico em vitamina A, C e muito potássio.
Fonte :Net Bebês