Eu não sabia o que era ambliopia ou olho preguiçoso até conhecer a Cris e o blog dela Olho Preguiçoso, e através do blog dela nos tornamos amigas! E agora vou ser até titia virtual hehehe... A Cris veio aqui no blog contar a historia dela e alertar vocês sobre o olho preguiçoso, fiquem a historia dela, espero que alertem vocês para a importância de levar os pequenos no oftalmologista! Obrigado Cris por compartilhar sua experiencia conosco!
em me casei e dois anos depois decidi engravidar. Parei com o uso do anticoncepcional e dois meses depois eu estava grávida (quer dizer nós grávidos!!!!) .
Feliz demais era a gravidez em que toda a família ficou muito ansiosa. Do meu lado, a espera de um menino (pois já tínhamos 3 lindas garotas), do lado do maridinho primeiro (a) neto (a).
E assim foi, até que uma noite de ultrassonografia marcada eu sonhei que seria um menino. Na hora do exame, a médica não preencheu sei lá o que e tudo foi desmarcado. Chorei igual uma condenada, pois teria que fazer todo um processo: retornar na médica marcar novamente o exame e pensa pra mãe ansiosa????
A gravidez estava muito tranquila tirando os enjoos...
Pronto, ajeitei tudo e finalmente tudo deu certo o grande dia chegou novamente. Pra ser sincera eu sempre dizia que eu não saberia ser mãe de menino, mas estando grávida eu não mais dizia isto (minha mãe e meu marido não acreditavam nas minhas palavras). Pra mim do fundo do coração tanto fazia. E resultado: MENINO!!!!!
No elevador meu marido mudo olhou pra mim e disse: você está feliz??? E eu, lógico que estou!!!! Na verdade todos queriam tanto um menino que parecia que eu já havia me acostumado com a ideia, RS.
Escolhemos O nome de Bruno.
Detalhe:
Mudei até de médica porque a que estava me acompanhando só ficava na clínica uma vez na semana. Segunda médica: engravidou comigo e depois de um mês me dispensou no bom sentido. A terceira, tudo de bom e me seguiu até o fim.
Continuou tudo tranquilo até o parto que foi muito tranquilo também.
Ser mãe foi pra mim tudo de bom. Feliz a cada dia, sou daquelas mães que leem, buscam, se preocupam demais e só notícias boas em relação ao meu filho. Sempre muito forte (tirando as alergias do tempo), maior do que o esperado e só crescendo.
O tampão |
Com 3 anos eu lembrava que ao fazer o teste do olhinho o medicou pedira pra voltar ao oftalmologista nesta idade, apenas por precaução. Mas como agente enrola e sempre pensa que com agente nada pode acontecer, comecei a notar que quando ele fixava muito o olhar, um olho tendia a entortar. Mas era muito pouco, coisa de mãe e pai mesmo pra ver.
Levamos ao médico e ele não estava achando nada e dizia que poderia ser impressão. Pediu pra nós voltáramos lá na outra semana pra analisar sem colírio o olhinho dele.
Resultado, neste dia o médico diagnosticou olho preguiçoso ou ambliopia.
Como assim, olho tem preguiça????
Tem sim, não nascemos enxergando nós aprendemos a enxergar e quando o cérebro não conecta os dois olhos, corre-se o risco de sobrecarregar um olho somente. Estimulando uma visão monocular ou invés de binocular.
Nosso mundo caiu!!!!!! Ficamos loucos e morrendo de dó do tratamento: tampão e óculos!!!!
Grau mesmo, não era muito 1 e pouco, mas aquele tampão me matava!!!!!
Primeiramente colocamos nas mãos de Deus e Ele conduziu tudo.
Os óculos ele não estranhou, mas o tampão, chorou tanto a primeira vez. Pensa tampar o olho bom pra estimular o preguiçoso a trabalhar!!!!
Foi uma tristeza porque o tampão é muito feio também!!!
Então resolvi dar uma balançada nas coisas que aprendi neste tempo como usar tampões coloridos com desenhos, a forma certa de tirar pra não irritar a pele e resolvi fazer um blog a fim de ajudar outras mães a não passaram pelo que nós passamos, enfim trocar ideias. No meu blog falo de tudo e vira e mexe publico algo nos marcadores olhinhos a respeito da ambliopia.
Já li muito sobre o olho preguiçoso e sei que uma das suas consequências também é a perda da visão irreversível. Pode ser que o olho seja perfeitinho esteticamente, mas a pessoa perde a visão, trocando em miúdos, cego de um olho. Embora não pareça.
Outra forma de suas consequências,são um olhinho mais caído que o outro e dificuldade pra ver os efeitos 3D (muita irritação ao assistir e dor de cabeça),olho torto no futuro (isto pode desenvolver mais tarde a consequência).Indiretamente, as pessoas com um olho amblíope podem ter problemas no desempenho de determinadas profissões. Por exemplo, é difícil imaginar um cirurgião ou um piloto profissional com uma ambliopia... Daí a importância de verificar como está os olhinhos dos seus filhos antes dos 6 anos porque depois o tratamento já fica mais complicado. O olho da criança só fica prontinho ao 6 ou 7 anos, então antes disso podemos corrigir problemas de visão como o astigmatismo, hipermetropia. Ou seja, você pode curar o olho preguiçoso ou ambliopia e aumentar a visão do seu filho fazendo o tratamento correto. Implicará no aumento da visão pra toda vida!!!!! Hoje já estamos tratando a um ano e meses e a doutora felizmente já está querendo tirar o tampão porque no caso do Bruno o déficit foi pouco ou socorremos rápido não é mesmo? Ele usou o tampão somente 4 horas por dia.
Então mamães fiquem alerta, quando verem crianças com tampão saibam que é só um tratamento, não estão doentes, não precisam ser encarados como coitados, enfim tudo irá dar certo como casos que eu já vi e soube aqui na blogosfera e com conhecidos!!!!!!!!
Se tivermos um problema temos que enfrentar com muito amor e sabedoria!!!!!!! Amar pra nós aqui em casa é assim: fizemos disso uma brincadeira de piratas!!!!!!
Bruninho! |
Mamães fiquem atentas! Obrigada pela dica Cris.